“Integrantes do bloco são da formação da antiga Escola de Samba GERC Leão”
O bloco carnavalesco “Skangaia”, o bloco do “tudo junto e misturado”, completa este ano 38 anos de tradição e, também integrará o rol de bandas do Carnaval da Família 2023 promovido pela Prefeitura Municipal de Descalvado, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo (SELT).
A “Skangaia” estará com seu grupo da bateria reunido na Praça Deolindo Zaffalon, Bairro Jardim Belém, na noite de sábado, dia 18, às 21h, de onde sairá pelas ruas batucando rumo ao campo do Ginásio Municipal de Esportes, para se juntar às demais atrações musicais da noite.
Desde que foi fundado em 1985, o bloco sempre esteve presente nas folias de carnaval. Apenas em 2021 ficou recluso por conta da pandemia, mas no ano seguinte, os membros do “Skangaia” usaram da criatividade alugando um ônibus e saíram por aí e pelos botecos batucando e levando alegria.
A história da formação do bloco é um tanto icônica, pois os integrantes eram, na verdade, da conhecida Escola de Samba GERC Leão rival da Escola de Samba Ambraskol e, que naquele ano fatídico não sairia devido ao falecimento do filho de um dos principais colaboradores da escola de samba – uma fatalidade que envolveu a vida de dois jovens.
Muita gente sabe desse fato, tem gente que não se lembra mais e tem aqueles que ainda não ouviram falar, por isso é bom contar! Um bloco de carnaval tão animado como o “Skangaia” nasceu da dor de muitos, que estavam reunidos na antiga “Padaria do Biazzi” e decidiram que a alegria não podia acabar.
A GERC Leão não compareceu para a disputa com a Ambraskol, mas o “Skangaia” estava lá, criado e batizado. Até hoje é uma mistura de homem vestido de mulher, mulher vestida de homem e crianças fantasiadas pulando ao som de bateria e samba enredo. O Bloco não existe no papel, existe na mente e no coração de quem faz parte e segue.
Segundo informações de um dos integrantes do Bloco, o conhecido ‘Zicata’, os fundadores do “Skangaia” permanecem unidos e cada vez mais gente nova chegando, cada um ajuda como pode para levar o bloco às ruas. “Boa parte da população descalvadense já desfilou no bloco pelo menos uma vez na vida”, lembra ‘Zicata’ e frisa que o objetivo do “Skangaia” é a diversão dos participantes em divertir o povo que vai às ruas ver a folia.