Matéria enviada pela Prefeitura de Descalvado
O Conselho Municipal de Política Cultural (COMCULT) é o órgão responsável por propor e fiscalizar ações culturais do município, possibilitando a participação de artistas e trabalhadores da cultura nas decisões do poder público direcionadas à área cultural. Seu principal objetivo é acompanhar, orientar, articular e definir diretrizes para as políticas públicas culturais do município.
O COMCULT Descalvado vem passando por um processo de reestruturação desde o ano passado, com a mudança do nome “Conselho Municipal de Cultura” para “Conselho Municipal de Política Cultural”, da composição e do processo de escolha dos conselheiros. Antes, tanto os representantes da sociedade civil quanto do poder público eram indicações do prefeito. Com as mudanças trazidas pela nova Lei N.º 4690/2021, os representantes da sociedade civil estão divididos por segmento e são definidos através de um processo eleitoral.
Os candidatos se inscreveram através do Edital SEEC 04/2022, que ficou aberto entre os dias 7 de fevereiro e 1 de abril de 2022. É importante destacar que a participação no conselho é voluntária, sem que envolva qualquer tipo de remuneração. Conheça os candidatos:
a) Música:
Chapa 1: Titular – Tiago Pazotto Pereira; Suplente – Mateus Couto Feliciano;
Chapa 2: Titular – Luis Felipe Gonçalves Machado; Suplente – Eduardo da Silva Bozi.
b) Artes Corporais (Teatro, Dança, Circo e afins):
Chapa 1: Titular – Ana Carolina Brambilla Costa; Suplente – Aline Monzani.
c) Manifestações Culturais Urbanas (audiovisual, capoeira, RPG, hip hop e afins):
Chapa 1: Titular – Mateus Resende Paludetti; Suplente – Laene Cardoso Sabino.
d) Literatura e afins:
Chapa 1: Titular – Bárbara Brenda Brambilla; Suplente – Talita Franceschini de Carvalho.
e) Diversidade de Gênero:
Chapa 1: Titular – Felipe Brognoni Casati; Suplente – Diego Pazotto Pereira.
h) Artes Plásticas, Artesanato, Artes Visuais e manifestações correlatas:
Chapa 1: Titular – Katia Franzin; Suplente – Fernanda Cristina Spadari de Morais.
Chapa 2: Titular – Gabriela de Lima Fregonezi; Suplente – Victória Bonani de Souza.
As eleições vão ocorrer entre os dias 9 e 11 de maio através de um formulário online que será disponibilizado nas redes sociais do CoMCult e da Cultura e no site da Prefeitura Municipal de Descalvado. Podem votar residentes em Descalvado ou trabalhadores da cultura que atuam no município. Cada eleitor poderá votar uma vez, escolhendo uma chapa para cada segmento cultural. Para validar o voto será necessário anexar no formulário foto do RG e do comprovante de residência.
Para maiores informações, acompanhe as redes sociais do COMCULT Descalvado e da Cultura Descalvado.