Neste ano de 2022 ocorrerá no município uma dupla comemoração: o Bicentenário – 200 Anos – da Independência do Brasil e os 190 Anos (1832 – 2022) da fundação de Descalvado, ambas celebradas no mês de setembro (dias 7 e 8, respectivamente). É um intervalo temporal de apenas dez anos entre dois fatos históricos muito significativos, para o país e para o nosso município.

A Prefeitura do Município de Descalvado desenvolveu um projeto, com o envolvimento de todas as Secretarias Municipais, coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura, a Agenda 190 Anos. Além de obras, reformas de prédios públicos e benfeitorias de uma forma geral, o projeto será desenvolvido, entre outras questões, com atividades e eventos voltados para as comemorações e as reflexões a respeito da importância destes dois fatos, reflexões estas que podem nortear, no futuro, ações para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos do município.

Nesta agenda cultural é de se destacar, inicialmente:

a)      Livro comemorativo: foi preparada uma obra impressa, com a colaboração de vários autores, sobre os 190 Anos de Descalvado. A obra, coordenada pela SEEC, que já está no prelo, analisa os desafios do passado, o percurso histórico da cidade e da região e os grandes dilemas atuais em termos de desenvolvimento. Esta obra virá na sequência temática de outras que foram confeccionadas e produzidas nos últimos anos: o Atlas Histórico e Geográfico do Município (2011); o livro dos 180 Anos de História (2012) e o livro Descalvado no Século XX (2020).

b)     Curso formativo: cento e dez (110) professores da rede municipal de ensino estão realizando um Curso de Aperfeiçoamento (110 horas de duração), na área das Ciências Sociais, sobre a seguinte temática – O processo de Independência, a formação da Nação e os seus reflexos no Interior Paulista: economia e agentes políticos. O curso é composto de encontros presenciais, encontros online e visitas técnicas, com o objetivo de desenvolver atividades que envolvam os alunos neste processo. Entre as visitas técnicas é de se destacar:

  • Em 21 e 28 de maio últimos os docentes que realizam o curso conheceram o Sítio São João (Escola da Floresta), em São Carlos, no qual são desenvolvidos projetos de sustentabilidade e de Educação Ambiental em uma pequena propriedade (07 alqueires), autossuficiente e geradora de renda. O objetivo da visita foi conhecer in loco uma experiência concreta de preservação e gerenciamento econômico, respeitando o meio ambiente e preservando o bioma.
  • Em julho próximo, durante o recesso escolar, um grupo de professores cursistas visitará o Caminho do Mar, a antiga estrada ligando Santos a São Paulo, caminho este percorrido por D. Pedro I e sua comitiva quando da Independência (Grito do Ipiranga). O grupo também visitará, na sequência, uma aldeia indígena em Bertioga.

c)     Obelisco: na praça do Centenário, atrás da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Belém, existe um monumento construído em comemoração ao primeiro Centenário da Independência (1822 – 1922) do Brasil. Nele foram depositados, em uma urna, documentos e objetos da época. Em 1972, nas comemorações do Sesquicentenário (150 anos), a urna foi aberta e os documentos foram trocados: foram depositadas redações de alunos, objetos, fotografias e outros alusivos à data. A urna será reaberta no próximo dia 7 de setembro, com a retirada do material e a deposição de outro. Entretanto, como é necessário um trabalho de limpeza do local, higienização do material, investigação e conservação, o poder público fará uma abertura prévia em preparação a cerimônia de setembro próximo. Esta abertura anterior visa a própria integridade do obelisco e do material. Paralelamente, estão sendo analisados os documentos que poderão ser inseridos nesta cápsula do tempo.

e) Reforma do Centro de Convivência Prof.ª Maria Aparecida Fioroni Kastein: No espaço se localizam o Anfiteatro “Profª Georgina Lefcadito Álvares” e o Museu Público Municipal. No anfiteatro foi feita, entre outras mudanças, ampliação e iluminação do palco, implantação de rampa de acesso e espaço para cadeirantes na platéia. A reforma do Museu Público Municipal, por sua vez, incluiu a ampliação da reserva técnica e do espaço para exposições e acessibilidade dos banheiros. Após a reforma do prédio, será instalada uma nova exposição principal.

Em breve, a Prefeitura Municipal estará divulgando novos eventos que integrarão a Agenda 190 Anos, da qual se estenderá até o ano de 2023.