Os alunos do Instituto de Educação e Cultura CEDESC de Descalvado receberam na tarde da última terça-feira (11), os certificados de participação do Programa Bombeiro na Escola. Na ocasião foram entregues certificados para 60 alunos do 5º e do 9ª ano da instituição de ensino.

Na cerimônia – comandada pela diretora Soraya Maria Bortoleto Martins -, estiveram presentes o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de São Carlos, Cap. Rangel Moreira Gregório, acompanhado do Comandante do 2º Pelotão de Bombeiros de Porto Ferreira, 1° Ten. Ederson Martins Revelli (além de parte do efetivo do pelotão), o prefeito Becão, o vice-prefeito Diego da Global, o Secretário de Educação e Cultura, Marco A. Pratta, o vereador Mir Valentim, além de professores, educadores e membros da diretoria da escola. O mascote ‘Faísca’ também esteve presente na cerimônia, alegrando a criançada durante a entrega dos certificados.

Em razão da pandemia, o curso desenvolvimento pelo Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo foi ministrado de forma virtual. A entrega dos certificados também aconteceu com os protocolos de distanciamento social, sendo entregues na forma de drive-thru.

O prefeito Becão agradeceu a parceria dos Bombeiros com o município de Descalvado, que por meio do programa desenvolvido junto as escolas das redes públicas e privada, transmite conhecimento educativo e social, para criar nos jovens a cultura de prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, defesa civil, prevenção a acidentes domésticos e de trânsito, comportamento em meio aquático e erradicação das drogas, os quais proporcionarão condições para minimizar os riscos e danos na sociedade.  “O que nossas crianças e adolescentes aprendem no Programa Bombeiro na Escola levam para a vida toda”, disse o prefeito.

Além do CEDESC, o programa Bombeiro na Escola também já atende as unidades escolares da rede municipal de ensino, cuja formatura deverá acontecer em breve.

Entre os temas abordados no programa, estão o funcionamento e acionamento dos serviços de emergência do Corpo de Bombeiros, propagação do fogo, formas de combater acidentes domésticos, primeiros socorros, respeito ao meio ambiente, cidadania e todas as informações necessárias para que a criança saiba como agir estando em situação de perigo.