“É encontrado de tudo nessas bocas de lobo, mas a maior parte da obstrução dos bueiros é causada por restos de materiais de construção”

Aproveitando o período de estiagem, a equipe de limpeza e manutenção da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos está dando sequência à limpeza e desentupimento das bocas de lobo – bueiros – nos pontos mais críticos.

Esta semana a limpeza foi no Bairro Parque Milênio. A limpeza já foi executada no Parque Morada do Sol e Jardim Paola.

O diretor de Obras, Carlinhos Barbalho, explica que os bueiros estão entupidos por materiais diversos como absorventes, preservativos, plásticos, folhas entre muitos outros e, principalmente, por restos de materiais de construção após lavagem das betoneiras, por isso, além de retirar todo esse lixo é necessário a ação de um caminhão especial (serviço terceirizado) para auxiliar no desentupimento, o qual suga toda a sujeira em locais profundos desobstruindo as passagens de água com um forte jato.

Esse é um problema antigo no Município, pois muitas obras têm sido executadas nas calçadas e vias públicas o que facilita o entupimento das galerias pluviais no período de chuvas. O lixo e os resíduo retirados dos bueiros são materiais contaminados, não podendo ser descartados em qualquer lugar.

Os abusos cometidos durante a construção e reforma de imóveis serão fiscalizados e tratados de acordo com a Lei Municipal que determina que os materiais devem ser recolhidos para dentro do terreno onde ocorre a obra e os resíduos devem ser colocados em caçambas.

A meta é fazer a limpeza das bocas de lobo por toda a cidade antes do período de chuvas. A Prefeitura Municipal pretende intensificar a fiscalização e aplicar as autuações.

Senhores proprietários de imóveis, construtores e pedreiros em geral fiquem atentos e cumpram a Lei!