O vereador Argeu Donizetti Reschini (PL) pede estudos sobre a possibilidade de implantação de ciclovias com raspas de asfalto nas estradas municipais para criar espaço adequado e seguro para os ciclistas.

Argeu destaca que o número de praticantes “cresceu muito” em Descalvado. “Especialmente aos finais de semana, é possível ver grandes grupos andando pelas vicinais e estradas municipais”, afirma.

O problema é que as bicicletas ficam lado a lado com os veículos, inclusive os de grande porte, no leito das vias, e acabam expostos a risco de acidentes”.

Para o parlamentar, a criação de espaços destinados exclusivamente à circulação das bicicletas deve ser avaliada como medida para garantir a integridade e a segurança dos adeptos das pedaladas.

Trajetos

De acordo come ele, “há trajetos que são bastante utilizados, como partindo do Parque Morada do Sol, passando pela Estrada Municipal rumo ao Salto do Pântano, e depois até o Assentamento, de onde o pessoal sai no Bosque do Tamanduá”.

Outra rota muito utilizada, segundo Argeu, “parte do Jardim Ricardo César, segue pela estrada antiga que dá acesso a Porto Ferreira, retorna pelo Butiá e sai na Fazenda Calumbi”.

O parlamentar sugere que “o Município poderia criar faixas com raspas de asfalto nesses e em outros trechos, ao lado das vias, com largura de cerca de 1,5 metro, a serem usadas pelos ciclistas”.

Iluminação

Argeu solicita implantação de sistema de iluminação de LED com energia solar na rotatória na confluência das Ruas Paraná, Brasil e Mato Grosso, atrás do Cemitério Municipal.

Aquele ponto é importante elo de ligação para os vários bairros existentes na Zona Leste. “Entretanto, a falta de iluminação traz insegurança para quem transita a pé ou de carro no entroncamento”, diz.

O LED solar, além de ser um produto ecologicamente correto, é ideal para ser implantado em locais onde ainda não há rede elétrica de baixa tensão que alimenta as luminárias convencionais”, explica.