“Casa do Mel, do Cacaio Apiário é o 20º empreendimento a atender às normas sanitárias da produção e comercialização de produtos de origens animal e vegetal, em Descalvado”

Na última terça-feira, dia 31 de outubro, o prefeito municipal Becão Reschini entregou oficialmente mais um Certificado SIM (Serviço de Inspeção Municipal), aprovado pela Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEAPA), ao empreendimento “Casa do Mel e Beneficiamento de Produtos das Abelhas” (Cacaio Apiário), do Sr. Antonio Carlos Venturini e família, estabelecido à Rua Roque Francisco, nº 281 – Bairro Bela Vista.

Participaram dessa oficialização o secretário de Agricultura, Eduardo Saggiorato, a diretora da Divisão Agrícola, Maria Cristina Castiglioni Roque, e a veterinária Eukira Monzani – responsável técnica pelo SIM. Agora Descalvado tem 20 estabelecimentos certificados com o SIM, o que garante a regulamentação dentro das normas sanitárias da produção e comercialização de produtos de origens animal e vegetal.

O SIM foi criado pela Lei Municipal nº 3.622/12 e regulamentado pelo Decreto nº 3.962, de 22 de abril de 2012, sendo subordinado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com fiscalização sanitária a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.

“Meus sinceros agradecimentos ao prefeito Becão e a todos que me ajudaram nessa conquista. Agradeço também a minha família que me apoia muito nessa atividade, minha esposa Lucinéia, minha filha Talita Venturini e meu filho Vinícius Venturini”, fala o apicultor Venturini ao receber a Certificação.

Prefeito Becão e toda a equipe da Agricultura parabenizam o empreendimento pela dedicação e determinação para atender todas as normas do SIM.

Breve história da paixão por abelhas

Sr. Venturini já tinha gosto por abelhas nativas e experiências no trato com a espécie Jataí e, pediu ao saudoso amigo Moacyr Vizotto (falecido em outubro de 2021) uma caixa de abelha vazia para tentar capturar um enxame de abelha para o sogro Genésio João Biazoli, em seu sítio. Isso foi em julho de 2014.

A caixa ficou no sítio uma manhã e uma tarde, o suficiente para a captura de um grande enxame e com isso não largou mais a atividade e, sempre que tinha a oportunidade adquiria novos conhecimentos com o saudoso amigo.

O Apicultor teve boa adaptação à espécie Apis Mellifera (abelha europeia / africana), começando com três colmeias no primeiro ano e com 14 já no segundo ano, não parando mais de aumentar o plantel.

“Estudei muito pela internet e aprendi como deve ser feito o manejo das abelhas, eu dou condições às colmeias para se desenvolverem saudáveis e elas me dão o valioso mel”, explica o apicultor satisfeito com a conquista do SIM, sendo agora habilitado para comercializar o produto em Descalvado.