Secretário Marcelo Monzani, prefeito Becão e diretor da ADM, Edson Pierobom

“Almoxarifado Central passou por reestruturação e voltará a ter o posto de combustível para abastecimento da frota municipal”

Em março de 2021, a administração municipal Becão Reschini e Diego da Global tomou uma decisão assertiva ao nomear para a pasta da Secretaria Municipal de Administração, o servidor municipal Marcelo Augusto Monzani que, em dois anos de gestão promoveu mudanças de grande relevância para a Prefeitura Municipal de Descalvado: modernização e economia em vários setores públicos.

A Prefeitura Municipal traz um balanço dos pontos mais importantes das ações da Secretaria de Administração, entre eles aponta a atenção direcionada ao Almoxarifado Central, que segundo Monzani, em seus 14 anos como servidor, ninguém havia se preocupado em atender às necessidades do setor.

O local passou por mudanças, tanto de ordem física/estrutural quanto de ordem administrativa: reformas em geral, a aquisição/confecção de um mezanino, ampliando a capacidade de armazenamento de itens e uma melhor organização, além de pintura interna e externa de todo o complexo.

Com a reforma da caixa d’água da oficina, o lavador municipal está prestes a ser reativado para a limpeza, de início, dos veículos leves.

Outra importante conquista é a construção da central de abastecimento de combustíveis, localizada no Almoxarifado Central, que trará uma economia de no mínimo 15%, na aquisição de combustíveis para a frota.

Houve investimento na segurança com a instalação de câmeras de monitoramento, melhorias na guarita dos guardas e a definição dos horários de entrada e saída de servidores.

Em 2022, foram realizados dois processos de doação de bens inservíveis/sucatas para as entidades do município, auxiliando no fomento de recursos para que essas entidades conseguissem atender com qualidade os serviços prestados. Cada entidade recebeu aproximadamente R$ 5 mil.

Também foi criado o Leilão dos Bens Inservíveis (veículos, sucatas e inservíveis em geral), promovendo uma grande mudança e limpeza no interior do Almoxarifado, aumentando as áreas livres e arrecadando mais de R$ 100 mil, investidos em pagamentos de despesas fixas.

Todas as Seções da Secretaria de Administração são voltadas às necessidades das demais secretarias municipais. Digo isso para evidenciar a dependência das demais secretarias para com os serviços desenvolvidos pela Secretaria de Administração”, pontua o secretário Marcelo Monzani.

Balanço da gestão administrativa (Março2021-Fevereiro2023)

*Realização de dois processos seletivos: contratação de profissionais para as áreas da saúde e para a área de engenharia.

*Licitação para contratação dos serviços de telefonia fixa, que há tempos não era feita.

* Prédio do antigo SESI – reformas e adequação de salas cedidas para as secretarias de Administração e Finanças para arquivo de documentos: fechamento de paredes, instalação de piso de concreto usinado e instalação de novo telhado. As salas exclusivas para a Secretaria de Finanças passaram por troca de todo o telhado por telhas tipo sanduíche’, evitando-se assim, a colocação de forro.

*Prédio sede da Prefeitura: foram realizados serviços de pintura externa em todo o complexo, a troca de todas as caixas d’água, dobrando a capacidade de armazenamento para uso nas pias, banheiros e limpeza.

*Modernização da Seção de Recursos Humanos: fim dos custos mensais com a impressão de holerite. Cada servidor imprime seu próprio holerite através da internet, quando necessário.

*Sistema de protocolo eletrônico de documentos, que ainda funciona somente internamente e que em breve estará disponível online para que o munícipe possa protocolizar suas necessidades diretamente no site da Prefeitura, evitando-se filas e agilizando as respostas às solicitações.

* Diário Oficial Eletrônico do Município: união de esforços da Secretaria de Administração, da Assessoria de Gabinete, da Procuradoria Geral do Município e do Gabinete do Prefeito em 2021, para a implementação da publicação diária dos atos oficiais, gerando uma economia de R$ 60 mil ao ano, eliminando a contratação da impressão do Diário Oficial.

*No início do exercício de 2022: reiniciadas as licitações na modalidade Pregão, em sua forma eletrônica, atendendo ao Plano de Governo Municipal.

*Contratação de empresa operadora de plano de saúde para os servidores públicos municipais.

*Auxílio na contratação de serviços diversos para a instalação da unidade do Poupa Tempo de Descalvado, com recursos próprios; é responsável pelo pagamento das contas de Telefonia e Internet da Polícia Militar do município; auxiliou no processo de mudança de horários dos servidores das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e da própria Administração, diminuindo a quantidade de horas extraordinárias.

Em andamento

*Processo de licitação para Medicina e Segurança do Trabalho (há mais de 10 anos que não era realizada nenhuma licitação com essa finalidade); Contratação dos serviços de internet e de tronco de internet, para atendimento de todas as áreas da Prefeitura; Contratação de empresa para levantamento patrimonial (contrato em andamento/execução).

*Fase de elaboração de minutas de Termo de Referência para abertura de licitação para contratação de empresa (s) para prestação de serviços de manutenção corretiva e preventiva de veículos; Registro de Preços para aquisição de peças para os veículos.

*Montagem de processo e de parecer jurídico para a criação do Cartão Alimentação.

*Mais segurança na sede da Prefeitura:  colocação de grades de proteção nas entradas do Paço Municipal e, em fase de levantamento de informações para instalação de câmeras de monitoramento e alarmes.

* Realocação da Seção de Recursos Humanos (RH): assim que as salas para o arquivo da Secretaria de Finanças estiverem concluídas e feita a transferência dos documentos, o RH será realocado para uma melhor adequação dos seus servidores e para que haja um atendimento mais discreto a quem busca por orientação e informações.