Durante essa semana, a CPFL Paulista (empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no município de Descalvado) deu início à construção da nova rede de energia para atender parte do assentamento “Aurora” que ainda não conta com este tipo de serviço.

A dificuldade das famílias que ainda não eram atendidas pela rede de energia elétrica se arrastava há mais de 7 anos, desde que o assentamento foi criado. Ocorre que alguns lotes de assentados estão localizados na margem oposta da Rodovia SP-215, onde a imensa maioria dos lotes foram criados. Segundo informações, a distribuidora de energia também alegava que havia necessidade de uma autorização especial da ARTESP para cruzar a rodovia com a rede de energia elétrica.

Em 2019, algumas famílias requereram a ligação de energia elétrica para a CPFL, o que acabou não se concretizando sob a alegação de que seria necessária a realização de obras no local, restando às famílias ajuizarem uma ação na justiça requerendo, além da ligação da energia elétrica, também a indenização por danos materiais. O processo foi distribuído na segunda vara da comarca de Descalvado, e no início de fevereiro deste ano a sentença que deu parcial procedência ao pedido de uma das famílias foi assinada pelo Dr. Rodrigo Tristão de Almeida.

Ainda existem outros processos em tramitação, mas a construção da nova rede de energia elétrica iniciada nesta semana beneficiará todas as demais famílias residentes naquela parte do assentamento, independentemente do resultado das ações que ainda tramitam no Poder Judiciário.

Para os assentados do ‘Aurora’ o apoio recebido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Descalvado foi sem dúvida, um grande diferencial na resolução do problema.

Para a moradora Elza de Fátima Dias, a ajuda do Secretário Eduardo Saggiorato foi imprescindível que as famílias de assentados finalmente pudessem contar com energia elétrica nas suas casas. “Eu gostaria de agradecer à Prefeitura de Descalvado, nas pessoas do prefeito Becão e do Secretário Eduardo, assim como à CPFL e à Intervias e a todos os demais que ajudaram nessa conquista. Eu vejo que hoje, na minha vida e na vida da minha família, a energia vai mudar muito as coisas aqui pra gente, porque tínhamos muita dificuldade tanto para trabalhar, com os alimentos que a gente não tinha como conservar. Agora vou conseguir ter a minha geladeira, ter uma água gelada, um chuveiro… coisas que podem parecer simples, mas que são uma grande melhoria nas nossas vidas! Sem falar nos estudos da minha filha, que agora poderá ter acesso à internet para estudar!”, contou emocionada a assentada, que fez questão de enviar uma foto do fogão de lenha da casa, carinhosamente chamado até então pela família de “nosso chuveiro”.

Já o Secretário de Agricultura agradeceu as palavras da assentada, mas disse que ter consciência de que o trabalho da Prefeitura foi apenas uma pequena parcela para que essa conquista acontecesse. Saggiorato ressaltou ainda que tanto o poder público quanto as concessionárias envolvidas neste problema devem compreender o quanto esse tipo de serviço impacta na vida das famílias envolvidas, e que a Prefeitura de Descalvado continuará a acompanhar o caso até que todas as famílias contem com a ligação de energia elétrica em suas residências.