“Materiais de construção devem ser recolhidos para dentro do terreno onde ocorre a obra e os entulhos colocados em caçambas, de acordo com Lei Municipal”

Esta semana a equipe de limpeza e manutenção da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos, deu sequência ao cronograma de limpeza das guias e sarjetas, aproveitando a diminuição das chuvas, para também desentupir e limpar as bocas de lobo.

O diretor de Obras, Carlinhos Barbalho, informa que a equipe de limpeza já atuou nos bairros Jardim do Lago, Bosque do Tamanduá, Santa Cruz e São Sebastião desentupindo 35 bocas de lobo e, constatou que o grande problema dos entupimentos tem sido por restos de material de construção, areia, pedriscos e entulhos.

Está sendo usado um  caminhão especial (serviço terceirizado) para auxiliar no desentupimento, o qual suga toda a sujeira em locais profundos  desobstruindo as passagens de água com um forte  jato.

O problema tem se agravado com as constantes chuvas, onde as águas pluviais arrastam esses materiais das calçadas para as bocas de lobo. O secretário municipal de Obras, Geraldo Antonio Traldi Junior, já fez um alerta na última semana sobre os abusos cometidos durante as reformas e ou construção dos imóveis. “Esses materiais devem ser recolhidos para dentro do terreno onde ocorre a obra, ou serem colocados em caçambas, como é determinado em Lei Municipal”, esclarece Traldi. A Secretaria está fazendo um planejamento para retomar a fiscalização na cidade.

Carlinhos Barbalho disse que o trabalho tem sido árduo e demorado devido à quantidade de terra, pedras e entulhos dentro das bocas de lobo, o que dificulta o escoamento nas ruas durante período chuvoso.

A equipe de limpeza e manutenção segue com a limpeza de guias e sarjetas e desentupimento das bocas de lobo.