“Prefeitura removeu as vigas de ferro da ponte que cedeu em dezembro, no último dia 30. Obra terá um custo de R$ 312 mil”

A Secretaria Municipal de Planejamento Desenvolvimento Obras e Serviços Públicos finalizou na última terça-feira, dia 30 de maio, a remoção das vigas de ferro da chamada “Ponte do Mato Negro” para dar início à reforma e nova estruturação para a colocação de uma nova ponte.

A ponte está localizada numa das principais estradas de terra de Descalvado, com acesso a várias propriedades rurais e acesso ao município de Pirassununga (SP).

O local foi interditado após as fortes chuvas de dezembro do ano passado que provocou o abalo das estruturas e o desmoronamento dos barrancos, interrompendo o acesso. Outras importantes estradas rurais do município foram arrasadas neste período.

A Prefeitura Municipal não mediu esforços para a recuperação dessas estradas. Algumas passaram por reparos paliativos para a liberação do tráfego estando em constante manutenção e, a Ponte do Mato Negro era a única que seguia interditada, por ser um local estreito e de considerável altura sobre o leito do rio Ribeirão da Areia Branca.

Serão gastos R$ 312 mil para a colocação novamente de uma ponte, através de processo de licitação já concluso, onde a empresa Ravazi Engenharia Ltda. foi a vencedora.

A equipe da Secretaria de Obras realizou a remoção das vigas de ferro, as quais não sofreram danos, e serão reaproveitadas para a confecção da nova ponte. As vigas receberão mais uma viga de cada lado para sustentar as dez placas de concreto pré-moldadas (4 metros por 1 metro) que formarão o leito da nova ponte. A estrutura final da ponte pronta manterá a medida de 10 metros por 4 metros, porém mais reforçada.

A empresa licitada fará a preparação do local com nova estruturação, com uso de maquinários adequados e o devido acompanhamento técnico. A nova ponte será montada com materiais confeccionados por servidores públicos do Almoxarifado Municipal, proporcionando mais agilidade e um menor custo da obra.

As informações são de que a obra deve ser entregue no prazo de 90 dias. As placas pré-moldadas de concreto já estão prontas.

Desvio

Desde que a Ponte do Mato Negro foi interditada, o Setor de Manutenção de Estradas reforçou o trecho que vem servindo de acesso à Pirassununga, através da Vicinal Vito Gaia Puoli.

A vicinal é acessada através da SP-215, altura da empresa La Rocha, seguindo até a Fazenda Planalto e continuando sentido à direita. Para quem não pretende seguir pela pista até Pirassununga, esse é o único acesso por terra até que a Ponte do Mato Negro esteja liberada.