“Em 2022 foram 42 casos de picadas em Descalvado. Neste ano já são dez com um caso de aplicação de soro”

Em consequência do tempo quente e chuvoso é comum o aparecimento de escorpiões nos quintais e até mesmo dentro de casa, trazendo um risco à saúde, principalmente de crianças. Existem várias dicas de prevenção para se evitar acidentes com bichos peçonhentos e as unidades de saúde de Descalvado têm um folheto explicativo disponível para a população.

No ano passado, a Vigilância Epidemiológica de Descalvado (Secretaria Municipal de Saúde) registrou 42 casos de picadas de escorpião, dos quais dois receberam o soro antiescorpiônico e, neste ano já são dez casos notificados, sendo que apenas um precisou do soro.

De acordo com a enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Santana, a matéria prima para a produção do soro antiescorpiônico está em falta no mundo todo, e seu uso tem sido muito bem planejado para que não haja desperdício indiscriminado. Nem todos os casos têm a necessidade de administrar o soro, apenas um profissional de saúde poderá fazer essa avaliação.

A Secretaria Municipal de Saúde faz campanha com base na prevenção de incidentes com escorpiões. Todas as unidades da saúde receberam um folheto e cartazes – modelo enviado pelo Ministério da Saúde e reproduzido pela Prefeitura Municipal.

O folheto faz uma explanação de onde os escorpiões vivem e como picam as pessoas; também fala dos procedimentos em caso de picadas, onde e como é feito o socorro, incluindo o número 192 (SAMU) para urgências no atendimento às crianças picadas por escorpião.

A enfermeira Lourdes explica que o número 192 orienta sob a cidade referência mais próxima que possa administrar o soro. Na região da DRS de Araraquara (Departamento Regional de Saúde), a qual Descalvado pertence, são referências as cidades de Dourado, São Carlos, Porto Ferreira e Araraquara.  Pacientes de Descalvado são atendidos para internação e ou aplicação de soro na Santa Casa de São Carlos (adultos e criança) e na cidade de Porto Ferreira (adulto).

A população pode procurar pelo departamento de Controle de Vetores Municipal para notificação da presença de escorpiões, o qual fará uma supervisão e orientação sobre os cuidados e manutenção do ambiente. O Controle de Vetores está localizado na Rua José Rodrigues Penteado, 185 – centro da cidade e atende pelo telefone (19) 3593-1051.

Atendimento por picada de escorpião

O atendimento inicial, em toda a região, é realizado pelo Pronto Socorro Municipal, com a classificação de risco e o atendimento médico, de acordo com o protocolo existente, e a identificação do escorpião e demais procedimentos (higienização, bloqueio local, analgésico, coleta de sangue). Coleta de dados para preenchimento de Notificação compulsória, alta ou encaminhamento a unidade de referência para administração do soro e ou internação.

Em Descalvado, após avaliação médica no Pronto Socorro Municipal, se houver a necessidade do uso do soro, o adulto será encaminhado para o Hospital em Porto Ferreira e os menores de 10 anos será encaminhado para Santa Casa de São Carlos, pelo transporte da ambulância do Pronto Socorro Municipal.

Primeiros Socorros

*Limpar o local da picada com água e sabão e aplicar compressa de água morna para diminuir a dor. Procurar o ATENDIMENTO COM URGÊNCIA.

*Com segurança e desde que não leve muito tempo para capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde. Para isso, use pinça longa ou algo semelhante e pote com tampa.

NÃO DEVE SER FEITO NO LOCAL DA PICADA

Torniquete ou garrote, furar, cortar, queimar, espremer e nem fazer sucção no local da ferida. Água fria ou gelo acentua ainda mais a dor. Nenhuma substância pode ser aplicada no ferimento da picada.

Mitos e verdades

*O escorpião ataca? – Não. O escorpião ferroa apenas para se defender, ou seja, quando alguém coloca a mão ou encosta nele intencionalmente ou sem perceber.

*Todo escorpião é venenoso? – Sim. Todos os escorpiões possuem veneno e capacidade de injetar este veneno. A diferença entre as espécies perigosas e não perigosas está na ação deste veneno no homem.

*O escorpião usa todo seu veneno em uma única picada? – Não. Ele nunca utiliza todo seu veneno em uma única picada e pode causar um segundo acidente imediatamente após o primeiro. Pode também picar e não inocular veneno, causando um acidente assintomático ou “picada seca”.*Existem predadores para os escorpiões? – Sim. Os predadores naturais do escorpião são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, macacos, lagartos e camundongos, entre outros.