“Ação conjunta da Prefeitura e Secretaria de Saúde é para intensificar os cuidados com a saúde da mulher durante a Campanha Outubro Rosa”

De 22 a 27 de outubro, a Prefeitura Municipal de Descalvado, através da Secretaria Municipal de Saúde traz para a cidade o serviço móvel de mamografia que ficará instalado nas dependências do CEME (Centro de Especialidades Médicas), na Avenida Presidente Kennedy, nº 455 – Bairro Jardim Belém. A expectativa é que sejam realizados 500 exames de mamografia em seis dias.

A disponibilização desse serviço faz parte da programação da Campanha Outubro Rosa e “Mulheres de Peito” para a conscientização e participação das mulheres na realização de exames preventivos que salvam vidas.

O serviço móvel de mamografia está sendo custeado com recursos próprios da administração municipal (mediante processo de licitação), em substituição à Carreta da Mamografia da Secretaria Estadual de Saúde que não poderá atender Descalvado neste ano, devido ao vasto cronograma nas demais cidades paulistas.

O atendimento do serviço móvel será das 8 às 17h e, o primeiro dia que será no domingo, dia 22, será reservado para as mulheres que não conseguem fazer o exame durante a semana por motivos de trabalho. Os exames devem ser previamente agendados nas unidades de saúde de cada bairro que fará o encaminhamento para a unidade móvel sem qualquer custo.

O diretor municipal de Saúde, Wander Boneli, informa que as mulheres que já têm agendamento do exame em outras cidades não poderão fazer na unidade móvel, devem aguardar a data do exame onde foi designado.

A ação reforça a importância de cuidar da saúde da mulher através dos exames preventivos que devem ser realizados pelo menos uma vez por ano, para o público definido como prioritário pelo Ministério da Saúde, mulheres de 40 a 69 anos: coleta do exame Papanicolau – prevenção ao câncer de colo de útero –  e a mamografia – prevenção ao câncer de mama.

A sugestão é para que a mulher que ainda não fez o Papanicolau o faça até no dia que for agendar a mamografia para que o diagnóstico de sua saúde seja completo. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o segundo quadrimestre deste ano foram realizados 620 exames de mamografia e a meta é que a unidade móvel realize 500 exames em seis dias.