A Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Descalvado deu início ao processo de sondagem para a abertura do Obelisco – monumento histórico localizado na Praça do Centenário (atrás da Igreja Matriz) onde se encontra a cápsula do tempo depositada há 50 anos. O processo de sondagem faz parte do plano de ações da ‘Agenda 190’, que contemplará uma série de eventos em comemoração aos 190 anos de Descalvado, celebrado no próximo dia 8 de setembro.

Para garantir a integridade da estrutura física do Obelisco – bem como para nortear a abertura oficial do monumento marcada para o dia 7 de setembro deste ano -, a Prefeitura iniciou a sondagem do terreno e da estrutura localizada abaixo do calçamento da Praça do Centenário. A previsão é de que a sondagem seja concluída já nas próximas semanas, sendo que o local deverá contar com novo calçamento até a data oficial de abertura.

A Praça do Centenário, onde se localiza o Obelisco, é datada de 07/09/1922. Ela recebeu esta denominação a partir da inauguração do monumento histórico em homenagem ao centenário da Proclamação da Independência, em 7 de setembro de 1922. Neste ano, o Brasil celebrará o bicentenário da Independência, sendo esta a segunda vez que o Obelisco será aberto para a retirada dos documentos e objetos depositados há 50 anos (em 1972), sendo posteriormente guardados novos documentos e objetos para serem recolhidos daqui a 50 anos.

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o monumento passará por restauração e recuperação daquilo que for necessário, visto que esse processo deverá se repetir no ano de 2072. A pasta também realiza todo o processo com registro documental de cada passo da obra a ser executada, com acompanhamento de todo corpo técnico e servidores necessários.

Todo processo também está sendo acompanhado pela Secretaria de Educação e Cultura, bem como por uma comissão especialmente formada para este fim e que também está incumbida de organizar a ‘Agenda de 190 de Descalvado’. A comissão é composta pelos secretários municipais Marco Antônio Pratta (SEEC), José Geraldo Traldi Junior (Obras) e Roberto Bonani de Souza (SELT), além da Diretora de Cultura Alessandra, de Jesus Batista Paganotto, do Assessor de Comunicação da Prefeitura, Mário Zambelli, e da professora Elaine Cristina Russi.