“Dados de classificação do balanço de 2022 tem como base indicadores do Previne Brasil”

De acordo com dados e balanço 2022 do e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS), a cidade de Descalvado foi classificada em primeiro lugar da Região Coração (RRAS 13 – Rede Regional de Atenção à Saúde) e em quinto lugar no ranking regional do Departamento Regional de Saúde III (DRS III – Araraquara) tendo como base os indicadores do Programa Previne Brasil.

A Região de Saúde Coração é formada por seis municípios: Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira, São Carlos e Ribeirão Bonito e, a regional agrupa 24 municípios. Isso significa que a Saúde Municipal de Descalvado tem atingido as metas designadas pelo programa de atendimento básico de saúde – “Atenção Básica”, como exemplo: acompanhamento de hipertensos, diabéticos, gestantes, saúde bucal da gestante, exames de Papanicolau, exames de mama, imunização e acompanhamento dos munícipes através do Programa Saúde da Família (PSF).

e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) – é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

Atenção Básica de Saúde – ou atenção primária em saúde é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona como a recepção do SUS, capaz de atender mais de 80% da demanda que chega e organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

No Brasil, há diversos programas governamentais relacionados à atenção básica, sendo um deles a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades Básicas de Saúde / PSFs – Programa Saúde da Família, modelo aderido em Descalvado.

Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído pelo Ministério da Saúde (MS) em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro, determinando alterações no financiamento de custeio da atenção primária à saúde (APS) no país, dentre outras coisas.

O Programa determina três critérios para o repasse financeiro aos municípios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

“ Tanto nesta nova forma de mensurar os serviços prestados pelo SUS à nossa população quanto à forma do governo anterior, Descalvado sempre está em destaque quando o assunto é a qualidade do serviço ofertado”, relata o secretário municipal de Saúde, Wander Bonelli.