O vereador Marcelo Figueiredo sugere à Secretaria Municipal de Saúde a implantação do atendimento por telemedicina para casos em que essa modalidade se fizer viável a fim de facilitar o acesso dos cidadãos à assistência à saúde sem que tenham que sair de casa.

Na opinião dele, “este tipo de atendimento se fez necessário e cresceu muito durante a pandemia, quando a orientação era para que as pessoas ficassem em casa, a fim de evitar a propagação do coronavírus”, observa. 

“Há quadros clínicos em que é possível que seja usada a telemedicina, de modo a usar a tecnologia para poupar tempo e recursos, tanto dos profissionais quanto dos pacientes que não precisam se locomover até as Unidades de Saúde”. 

Para Ficar

Figueiredo entende que “a teleconsulta veio para ficar, cabendo às autoridades regularem a matéria em definitivo para garantir a segurança jurídica necessária aos médicos e pacientes”.

O parlamentar considera que a medida “potencializa e amplia sua utilização no SUS, garantindo atendimento especializado a quem mais precisa, seguindo sempre o conselho da Associação Médica Mundial de que a teleconsulta deve ser usada quando for a melhor opção disponível para o paciente”.

‘Óculos Inteligentes’

Marcelo Figueiredo pede à Secretaria Municipal de Saúde que viabilize a aquisição de “óculos inteligentes”, capazes de ajudar pessoas cegas ou com problemas de visão a terem mais autonomia em suas rotinas diárias.

O vereador explica que os ‘óculos inteligentes’ que ajudam as pessoas a “enxergar”: o dispositivo, se apontado para um livro, passa a fazer a leitura da página para quem o usa, e é capaz de identificar cores ou até o rosto de pessoas conhecidas e nominá-las.

“Diante de um diagnóstico sobre pessoas cegas e com baixa visão, inúmeras são as transformações na vida de uma pessoa e de todos aqueles que a cercam; informações, esclarecimentos e atendimento adequados permitem a identificação e o desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos”, frisa.

“É de fundamental importância a criação de condições para que essas pessoas possam se aprimorar plenamente. Tudo isso é de extrema importância para a inclusão social e a autonomia da pessoa com deficiência”.

‘Produza Fácil’

Figueiredo sugere à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento a formalização de parceria com o Sebrae a fim de oferecer aos agricultores de Descalvado a ferramenta “Produza Fácil” para apoiar o planejamento da produção agrícola, atender às demandas do mercado consumidor, e melhorar a lucratividade.

A ferramenta “é um programa de apoio ao planejamento da produção agrícola, que traz dicas e orientações; o kit entregue aos produtores é composto por um amplo painel e um conjunto de papéis adesivos para anotação das informações sobre sua produção e uma cartilha de apoio”.