Cinco estabelecimentos localizados na região central da cidade foram alvo de cumprimento de mandados de busca e apreensão. Uma mulher e quatro homens foram ouvidos e liberados.

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) apreendeu mais de R$ 41 mil durante operação que investiga práticas de agiotagem e jogo do bicho nesta terça-feira (5), em Araraquara (SP). Uma mulher e quatro homens foram ouvidos e liberados porque não houve flagrante.

A ação foi divulgada nesta quarta-feira (6) pela Polícia Civil. Dois estabelecimentos comerciais e três residências localizados na região central de Araraquara foram alvo de cumprimento de mandados de busca e apreensão. O valor foi aprendido em três desses locais.

Investigação

Segundo o delegado Fernando Teixeira Bravo, a investigação começou após a Delegacia Seccional receber denúncia sobre as duas práticas ilícitas na cidade.

Cheques, computadores, celulares, eletrônicos, máquinas de cartões de crédito e anotações foram apreendidos, além dos valores em dinheiro. Ainda de acordo com o delegado, o material apreendido vai passar pela perícia, e a investigação pode envolver lavagem de dinheiro e crimes de associação criminosa.

Agiotagem é o ato de emprestar dinheiro com taxas de juros excessivamente altas. A prática de agiotagem é considerada crime no país e prevê pena de 6 meses a 2 anos de prisão. Neste crime, o agiota empresta dinheiro com taxas de juros altíssimas.

Considerado contravenção penal, o jogo do bicho prevê pena de 3 meses a um ano, e multa.