“Duas pessoas foram internadas na UTI de São Carlos, outra na enfermaria e uma quarta na Santa Casa de Descalvado”
Na última sexta-feira, dia 22, a administração municipal decretou ‘Estado de Emergência em Saúde’ para receber apoio de incremento financeiro do Ministério da Saúde (MS), de acordo com a Portaria 3.160 de 09 de fevereiro de 2024, para o Plano de Ação de Enfrentamento à Emergência em Saúde Pública devido à epidemia de dengue. A situação é séria!
A Prefeitura de Descalvado e toda a sua equipe da área da Saúde estão fazendo a sua parte todos os dias no combate à dengue e na imunização contra a Covid-19, agora basta você fazer a sua! A chamada é porque os casos de dengue continuam aumentando, até dia 25 de março, foram registradas 197 pessoas infectadas, além dos 328 casos positivos para Covid.
No último final de semana duas pessoas de Descalvado foram para a internação na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) na cidade de São Carlos em estado grave. Uma dessas pessoas é um homem com cerca de 50 anos, morador da região do Novo Jardim Belém, onde há vários casos de contaminação, região em que a equipe do Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica estavam fazendo a visitação casa a casa.
A dengue não é brincadeira! É assunto sério. A dengue pode matar!
Além desses casos graves, mais uma pessoa foi para a enfermaria da Santa Casa de São Carlos e outra segue internada em Descalvado.
A preocupação tem sido com os mais jovens que não se hidratam com frequência, o que pode agravar o estado de saúde em caso de contaminação pelo mosquito Aedes aegypti e as pessoas com doenças crônicas. Já houve casos de pacientes estarem contaminados pela dengue e pelo coronavírus ao mesmo tempo.
A orientação é para que as pessoas com suspeitas de dengue procurem as unidades de saúde dos bairros e só em casos de emergência o Pronto Socorro, onde estão concentrados o maior atendimento a pacientes com Covid.
A equipe da EPTV Central São Carlos esteve na cidade no sábado, dia 23, para acompanhar a visitação do mutirão casa a casa e da ação de orientação em três pontos da cidade, com o auxílio dos alunos do curso de Medicina da Universidade Brasil – uma parceria da Universidade com a Prefeitura de Descalvado.