“A medida vem para suprir a demanda causada pela redução na carga horária dos médicos efetivos”

A Prefeitura de Descalvado, através da Secretaria Municipal de Saúde, acaba de contratar três médicos para o Programa Saúde da Família pelo período de 180 dias, com jornada diária de quatros horas, com a possibilidade de prorrogação por mais 180 dias. Os médicos contratados participaram do Processo Seletivo nº 0003/23 realizado ainda no ano passado.

Segundo o diretor municipal de Saúde, Wander Boneli, os novos médicos estarão suprindo a demanda causada pela diminuição da carga horária dos profissionais efetivos, de oito para quatro horas diárias nas Unidades de Saúde, além da baixa sofrida no quadro funcional do setor com a aposentadoria efetiva do Dr. Jair Antônio Costa e a licença saúde do Dr. Paulo C. Martins Guerra.

Através do Processo Seletivo, a administração municipal acaba de contratar os médicos Dr. José Felipe Otaviano, que já está atendendo na unidade do Centro de Saúde “Dr. Vital Brasil”, a Dra. Letícia Barbosa Sposito – que ficará à disposição no Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEME), na Farmácia Municipal e na unidade da Vigilância Epidemiológica (Jardim São Cristóvão) e, o Dr. José Augusto Gonçalves Júnior que atenderá os pacientes do SUS (Sistema único de Saúde) na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Parque Milênio. Os médicos cumprirão quatro horas diárias de trabalho.

O prefeito Becão Reschini lembra que a carga horária dos médicos da rede pública municipal foi modificada através da Lei nº 4.955, de 01 de Junho de 2023, que promoveu alterações na Lei Municipal nº 3.278, de 28 de Abril de 2010, atendendo à reestruturação da carreira de médico, permitindo o reenquadramento de empregado público em nova carga horária e de referência salarial.

A Lei nº 4.955 também extinguiu os empregos públicos de Médico Anestesista; Médico Imaginologista e, Médico Sanitarista.