“Serão 12 estudantes do Curso de Medicina que estarão atuando na atenção básica sob supervisão profissional, a custo zero para o município”

A Prefeitura Municipal de Descalvado assinou na manhã de quinta-feira, 3 de agosto, um Termo de Parceria com a Universidade Brasil – Campus Descalvado, para integrar à rede pública de saúde – atenção básica, a colaboração de 12 estudantes estagiários do Curso de Medicina na modalidade de internato – estágio curricular obrigatório. A recepção oficial aos estudantes será na próxima semana, no Campus local.

A ideia surgiu ainda no último semestre, quando a Universidade Brasil procurou a Prefeitura para propor uma parceria com a instituição de ensino, proporcionando a vinda de estudantes do Curso de Medicina do Campus de Fernandópolis, para praticarem o estágio nas unidades de atenção básica da saúde municipal sem custo para a administração pública.

Essa iniciativa teve o apoio do secretário municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Eduardo Saggiorato (devido ao seu estreito relacionamento com a reitoria da Universidade Brasil), e o diretor municipal de Saúde, Wander Bonelli entendeu ser esta uma importante parceria em benefício da população trazendo um reforço aos atendimentos nas unidades de saúde.

O curso de Medicina exige que o aluno faça estágios e a modalidade curricular – também conhecida como internato, corresponde aos dois últimos anos da graduação (5º e 6º anos).  Os estudantes vão até a unidade de saúde para aprender, na prática, a rotina médica sob supervisão de médicos efetivos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Não é obrigatório, mas a previsão é de que esses estudantes residam em Descalvado para não desgastar com a jornada e, consequentemente, criem vínculos com a comunidade local, além de trazer um reflexo positivo na economia do município.

Os estágios serão nas áreas de Clínica Médica I e II, Estratégia Saúde da Família I e II, Ginecologia e Obstetrícia I e II, Pediatria I e II, Saúde Coletiva I e II e, Saúde Mental I e II.

Projeto novo para Descalvado

O prefeito Becão Reschini mostrou muito entusiasmo com a apresentação da proposta na época, por ser um projeto novo para a cidade, determinando a realização de todos os trâmites necessários o que levou à concretização da parceria assinada nesta quinta-feira, com a presença do diretor geral do Campus Descalvado, professor Éder Simêncio, em representação à reitora da Universidade Brasil, Bárbara Izabela Costa.

Também fizeram parte dessa oficialização o procurador Geral da Prefeitura, Dr. Daniel Bagatini, o diretor de Gabinete, Mário Zambelli, o diretor municipal de Saúde, Wander Bonelli e, o secretário da SEAPA, Eduardo Saggiorato.

Os estudantes serão recebidos no Campus da Universidade e farão um reconhecimento de toda infraestrutura da Secretaria Municipal de Saúde e das unidades da atenção básica (PSF – Programa Saúde da Família).

O prefeito Becão fala ser este um momento histórico para a cidade e para a saúde, representando um enorme ganho para a população, sendo ainda uma honra Descalvado estar participando da formação acadêmica desses futuros médicos. Ele agradece à Universidade Brasil pela confiança e por ter escolhido a cidade para receber essa parceria, que com certeza será duradoura.

A previsão é de que para o próximo a parceria traga mais estudantes para estagiarem nas unidades de saúde, aumentando a qualidade dos atendimentos.

O professor Simêncio aproveitou a oportunidade e informou que é intenção da Universidade firmar o mesmo tipo de parceria com a direção da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado.