“Defesa Civil do Estado programou 15 oficinas presenciais abrangendo todas as regiões paulistas”

A Defesa Civil do Estado de São Paulo iniciou na terça-feira, 4 de abril, no município de Porto Ferreira – Centro Empresarial Ferreirense, as oficinas preparatórias para a Operação Estiagem 2023, para municípios da região de Araraquara.  O secretário da SEMARH (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) Valdecir Marcolino – coordenador de Proteção e Defesa Civil de Descalvado e, o chefe da Fiscalização Ambiental, Dario Maio, participaram do evento.

A edição deste ano contará com 15 oficinas presenciais que serão realizadas em todas as regiões do Estado entre os meses de abril e maio. Durante as oficinas os agentes municipais receberão intenso treinamento prático ao longo de todo o dia.

 As equipes volantes da divisão de capacitação percorrem os municípios aplicando o treinamento para os agentes e gestores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil para atuação efetiva e sistêmica durante o período de estiagem, com vistas à redução dos incêndios florestais.

*Capacitação em duas etapas: na fase teórica os alunos aprendem sobre o acionamento do Plano de Contingência para o período de estiagem e o Plano de Auxílio Mútuo em Emergência (PAME), monitoramento da umidade relativa do ar (URA) e inserção de dados no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC), protocolo de acionamento de aeronaves e crimes ambientais relacionados a incêndios.

A fase prática compreende técnicas de combate direto e indireto a incêndios em coberturas vegetais, além do correto uso dos equipamentos e regras de segurança para deslocamento na mata. Em 2022 foram capacitados 1.473 agentes de defesa civil dos municípios paulistas.

 Para os municípios que concluem as duas fases da oficina e cumprem os critérios estabelecidos nas normas da Defesa Civil é fornecido, de forma gratuita, os kits de estiagem, contendo equipamentos para combate a incêndio em cobertura vegetal.