“Cerca de 1.200 carnês retornaram para a Prefeitura com o encerramento da entrega no último dia 10”

A Prefeitura Municipal de Descalvado, através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, finalizou a entrega dos carnês de IPTU e ISSQN (Alíquota Fixa) e informa aos contribuintes que não receberam os carnês em suas residências, que podem estar fazendo a retirada no guichê do setor de Tributação Municipal das 10 às 16h, de segunda à sexta-feira.

Dos cerca de 16 mil carnês emitidos, 1.200 retornaram para a Prefeitura, pois, a empresa de Correios não atende às regiões dos bairros Parque Universitário II e III e Santa Terezinha e, por motivo de cadastro desatualizado, contribuintes de outras regiões da cidade podem não ter recebido.

A entrega foi encerrada no último dia 10 de março e, antes do vencimento da parcela única com desconto e ou primeira parcela (dia 20 de março), a Prefeitura fez uma publicação oficial de “Edital de Convocação/Notificação” de forma eletrônica e em jornal impresso da cidade, dando ciência aos contribuintes que não receberam os carnês.

Além da opção de retirar os carnês no guichê da Tributação, o contribuinte pode acessar o site oficial da Prefeitura http://www.descalvado.sp.gov.br/novoportal/prefeitura/, na seção “IPTU-2023” (ícone à direita) e imprimir para pagamento e ou realizar leitura do código QR CODE.

Para quem optou pelo parcelamento do IPTU em 10 vezes, a primeira venceu em 20 de março e as demais permanecem com o vencimento para o dia 20 de cada mês. O carnê do ISSQN (Alíquota Fixa) pode ser pago em até seis parcelas.

O diretor da Divisão de Arrecadação do Município, Nelson Bumussi Júnior ressalta que, assim como o acesso e pagamento de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) anual vem sendo realizado apenas de forma online, há três anos a Prefeitura disponibiliza o acesso à consulta e impressão dos impostos municipais de forma online, promovendo agilidade e economia.

O pagamento desses impostos pode ser feito nas casas lotéricas, mídias eletrônicas da Caixa Federal, Banco do Brasil, SICOOB e Bradesco até o seu vencimento. O Banco do Brasil, através de seus caixas eletrônicos, também recebe os pagamentos de IPTU e ISS, inclusive de não correntistas, pelo cartão de débito, e pagamento por PIX utilizando o QR CODE.

Em caso de atraso no pagamento das parcelas o contribuinte poderá emitir uma nova guia também pelo site da Prefeitura ou comparecer na Seção de Tributação para reemissão com valores atualizados.