“Professores farão o planejamento e a preparação das aulas nos três primeiros dias do mês”

No próximo dia 06 de fevereiro, segunda-feira, a Rede Municipal de Ensino de Descalvado dará início ao ano letivo para 4 mil alunos distribuídos em 24 unidades escolares.

Os 270 professores que compõem a rede municipal de ensino farão o planejamento e a preparação das aulas do dia 1º ao dia 3 de fevereiro. Fase, esta, fundamental, que trata da retomada e recuperação das defasagens decorrentes da pandemia e do consequente cancelamento das aulas presenciais.

A rede municipal de ensino conta com 24 unidades escolares para atender os três segmentos da Educação: Educação Infantil, Ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) e o Ciclo II do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano).

Descalvado conta com sete CEIs (Centros de Educação Infantil – creches), oito EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e nove EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental).

A administração municipal direciona 250 funcionários para atender à demanda das unidades escolares, que somado ao número de professores corresponde à metade de todo o funcionalismo público municipal de Descalvado.

Com o retorno às aulas, as demais atividades ligadas à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEEC) também voltam à ativa: o Projeto Criança, a Escola Municipal de Música “Maestro Quique Todescan” e o Centro Municipal de Formação Profissional “Prof. Antônio Anésio Faria Casati”.

O secretário da SEEC, Prof. Dr. Marco Antônio Pratta informa às famílias que ainda não regularizaram a questão da matrícula e ou rematrícula, devem procurar a unidade escolar mais próxima da sua residência, de acordo com o segmento do (a) seu (sua) filho (a), ou a Secretaria de Educação e Cultura, situada à Avenida Guerino-Oswaldo, nº 446, Centro (telefone: 3583 – 3934). “Não há futuro sem a escolarização e a socialização dos conhecimentos e conteúdos acumulados pela Humanidade ao longo dos séculos”

Ensino da Rede Estadual

De acordo com o publicado em Diário Oficial (14/12/2022), o ano letivo 2023 para a rede de ensino estadual (Estado de São Paulo), começa no dia 03 de fevereiro, sexta-feira, que será dedicado ao acolhimento dos alunos.

A publicação define todo o calendário letivo, ao total 200 dias (já considerando os feriados nacionais), definindo férias dos docentes e recesso para os estudantes em julho. Os dados são do site oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (https://www.educacao.sp.gov.br).

Recesso integral – mês de julho, de 03 a 23

Férias docentes – mês de julho, de 3 a 17

Replanejamento das aulas –  24 de julho