“Secretaria de Governo do Estado atende de imediato pedido de socorro do prefeito Becão”
Uma equipe técnica da Defesa Civil do Estado esteve em Descalvado nesta quinta-feira (02/02) para uma vistoria dos locais mais afetados pelas chuvas, depois que o prefeito Becão Reschini fez o pedido pessoalmente
na Casa Militar do Governo Estadual, em 31 de janeiro, acompanhado de vereadores e secretário de Agricultura Municipal.
A vistoria técnica foi realizada em conjunto com uma equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos para que produza um relatório técnico de acordo com as orientações da Defesa Civil, para iniciar o processo interno de liberação de recursos.
Assim que o relatório for concluído com o levantamento prévio dos custos, estudo hidrológico, sondagem de solo entre outros requisitos, e encaminhado à Defesa Civil, a liberação de recursos e conclusão das obras não devem demorar. A prefeitura tem até o dia 24 de fevereiro para o envio de toda documentação.
Descalvado é uma das poucas cidades atendidas emergencialmente como prioridade determinada pela Defesa Civil do Estado, devido à disposição e determinação do prefeito Becão em ir à Capital apresentar pessoalmente um relatório preliminar dos estragos nas vias de acesso rurais. Prefeitos de outras cidades que tiveram a mesma iniciativa do prefeito Becão também estão sendo atendidos com rapidez.
Segundo levantamento da Prefeitura Municipal, cinco pontes em áreas rurais foram afetadas pelas chuvas de dezembro e janeiro, mas são dois os pontos emergenciais interditados: a ponte do “Nicodente” (acesso à Serrinha e Nossa Senhora da Saúde) e a ponte do “Mato Negro” (acesso Porto Ferreira e Pirassununga), ambas totalmente destruídas.
Os demais acessos prejudicados, dois trechos da Estrada Vicinal “Benedito Simel” (Descalvado x Analândia), com queda de taludes das pontes e, o acesso pela “Ponte do Romanello” (acesso a várias propriedades rurais), estão liberados de forma precária. A orientação é para que os motoristas
tenham cautela no uso dessas estradas.