“Exame em Meio Líquido reduz índice de laudos falso-negativos e acaba com as restrições”

Através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Descalvado e o Hospital de Amor de Barretos, médicos e enfermeiros da área ginecológica passaram por um treinamento no último dia 11 (quarta-feira), na Unidade de Saúde da Família do Jardim Albertina, para substituir o exame convencional de Papanicolau pelo método avançado “Exame em Meio Líquido”.

O treinamento foi aplicado pelo biomédico Marcelo Almeida que é coordenador do Programa de Prevenção de Câncer de Colo Uterino do Hospital de Barretos – convênio com 90 municípios de três estados do Brasil. O novo método está sendo ofertado apenas para um grupo seleto de 30 parceiros, entre eles o município de Descalvado.

De acordo com Almeida, o Exame em Meio Líquido é o melhor método que existe no mundo para a detecção e rastreamento da doença e de lesões mais leves (chamadas de lesões precursoras) que possam no futuro se transformar na doença.

A partir deste mês de janeiro, a rede SUS (Sistema Único de Saúde) já passa a coletar o material cérvico-vaginal pelo novo método que acaba com as restrições impostas pelo exame de Papanicolau em período menstrual e pós relação sexual e, pode ser aplicado a mulheres gestantes até a 10ª semana.

“O exame feito por esse novo método tem qualidade superior ao Papanicolau, por diminuir a probabilidade de falso-negativo. Menos de 5% dos municípios brasileiros conhecem e aplicam, nem mesmo os convênios médicos conhecem o método”, explica Almeida.

Outra grande diferença é a alta taxa de sensibilidade que diminui a incidência de resultados de falso-negativo, sendo o pior tipo de diagnóstico para uma mulher: significa que não há nenhuma alteração citopatológica e o profissional orienta a mulher a repetir o exame só após um ano. O biomédico explica que na maioria dos casos, a mulher no mínimo já tem alguma alteração nas células do canal vaginal ou do colo uterino.

A enfermeira Juliana Mazaro é a responsável pelo Programa do Câncer de Colo de Útero em Descalvado e diz que “essa é mais uma conquista para as mulheres de Descalvado”, pois o novo método reduz o tempo de coleta que não passa de 40 segundos para cada mulher.

 Após a coleta, a Secretaria Municipal de Saúde encaminha todo o material para os laboratórios do Hospital de Amor e os resultados são informados às equipes de saúde. Em caso de alteração no resultado e ou lesão de alto grau, a mulher é convocada pelo hospital a ter um acompanhamento.

Diferença entre os exames

1-Exame Papanicolau

Falso-Negativo: 5 a 50%

Exames Insatisfatórios: 13,6%

Sensibilidade: 58%

Perdas: até 80% das células chegam a ser desprezadas no lixo (a escova e a espátula utilizadas na coleta não conseguem transferir para a lâmina a totalidade das células colhidas)

2-Exame Meio Líquido

Falso-Negativo: 0,8%

Exames Insatisfatórios: 0,9%

Sensibilidade: 81,4%

 Ganhos: 100% das células coletadas serão investigadas (armazenadas em um potinho – para a realização do laudo por um médico patologista)

Evento

No próximo dia 03 de fevereiro, sexta-feira, o prefeito municipal de Descalvado, Becão Reschini e o secretário municipal de Saúde, Wander Bonelli, estarão em Barretos para as comemorações dos 15 anos do Programa de Prevenção de Câncer de Colo Uterino do Hospital do Amor.

(Fotos/legendas)

Biomédico Marcelo Almeida e equipe de Saúde de Descalvado

Treinamento para substituir exame de Papanicolau