Candidato do PT venceu Bolsonaro na eleição mais polarizada da história e governará o Brasil em um 3º mandato, fato inédito.

Eleito presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu em apenas nove das 42 cidades de cobertura do g1 São Carlos e Araraquara, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Derrotado nas urnas, o então candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), superou o petista em 33 cidades da região.

Em todo o país, Lula recebeu 50,90% dos votos na eleição mais acirrada desde a redemocratização e governará o Brasil em um terceiro mandato, fato inédito.

Na região, o resultado do segundo turno na região é praticamente igual ao do 1º, com exceção da cidade de Tapiratiba que no dia 2 de outubro deu mais votos para Lula (PT) e, no 2º turno do pleito, votou mais vezes em Bolsonaro (PL).

O resultado também segue os mesmo desempenho que teve o petista Fernando Haddad (PT), candidato derrotado ao governo de São Paulo.

Considerando o resultado da votação nas 42 cidades da região, Lula recebeu 420.649 votos, enquanto que Bolsonaro teve 645.489. A diferença entre os dois candidatos foi de 224.840 votos.

Cidades que Lula venceu: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Lúcia e Trabiju.

Cidades que Bolsonaro venceu: Aguaí, Águas da Prata, Analândia, Araras, Brotas, Caconde, Casa Branca, Conchal, Corumbataí, Descalvado, Divinolândia, Dourado, Ibaté, Itirapina, Itobi, Leme, Matão, Mococa, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Gertrudes, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.

Em todo o país, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito com 50,90% dos votos, ou 60.345.999 votos. Bolsonaro ficou em 2º lugar com 58.206.354 votos, o que representa 49,10%.

O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas.

Abstenções

Na região, foram 320.445 abstenções, o que representa 22,01%. Os votos nos candidatos, além de brancos e nulos, somam mais de 1,1 milhão.

Comparado com o 1º turno, 13.348 eleitores que deixaram de votar no dia 2 de outubro foram às urnas no domingo (30).