Faleceu recentemente, aos noventa anos de idade, na capital do Estado, a professora Eunice Ribeiro Durham, socióloga, antropóloga, docente emérita da Universidade de São Paulo. Nascida em Limeira, SP, no ano de 1932, Eunice era filha dos descalvadenses José Quirino Ribeiro e Elvira Todescan, e neta do maestro Francisco (Quique) Todescan, patrono da Escola Municipal de Música.
Aluna de Florestan Fernandes, Eunice graduou-se em 1954, na USP, em Ciências Sociais. Posteriormente (mestrado e doutorado) dedicou-se mais à área da Antropologia.Foi professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP até a aposentadoria. Foi presidente da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior. Na década de 1990 trabalhou no MEC, em Brasília, e foi integrante do Conselho Nacional de Educação, tendo uma participação significativa na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional. Entre as suas inúmeras alunas orientandas está a professora Ruth Cardoso (1930 – 2008), esposa do presidente Fernando Henrique Cardoso, primeira dama do país (1995 – 2002).
O jornal O Estado de São Paulo publicou, no último dia 12 de agosto, um artigo (As virtudes antigas de Eunice), escrito por Simon Schwartzman, com as suas grandes qualidades. Em um trecho está escrito “vinda de uma pequena cidade, estudando, pesquisando e se tornando uma das primeiras mulheres a ter uma carreira destacada na aristocrática e masculina Universidade de São Paulo”.
Seu pai, o também professor José Quirino Ribeiro (1907 – 1990), fez o Curso Normal, na época, em Pirassununga. Em 1931 começou a sua carreira docente no Grupo Escolar Coronel Tobias. Posteriormente lecionou em Limeira, Rio Claro e, finalmente, na capital. Em 1936 já trabalhava na USP. Possui várias obras publicadas na área pedagógica, sendo considerado uma referência em Administração Escolar. Entre 1970 e 1976 foi diretor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
A Prefeitura do Município de Descalvado apresenta as suas condolências à família, família descalvadense esta que tanto contribuiu para a educação da cidade, da região e do país.
(Crédito para a foto: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP)