O prefeito Becão, o vice-prefeito Diego da Global, o Secretário de Educação e Cultura, Marco A. Pratta, e o chefe de Seção Municipal de Escolas e Cursos Profissionalizantes, João Carlos do Pinho, receberam na última quinta-feira (11), o Diretor do SENAI/São Carlos, Marcio Vieira Marinho, para o alinhamento de novas ações voltadas para a atualização e incremento dos cursos oferecidos no Centro Municipal de Formação Profissional “Professor Antonio Anésio Faria Casati”.

De acordo com o prefeito, é intensão da Prefeitura de Descalvado implementar novas estratégias visando fomentar a empregabilidade dos alunos que recebem capacitação no Centro Municipal de Formação Profissional. Além disso, destacou o Chefe do Executivo, a reunião desta semana também teve como propósito um balanço das atividades já realizadas no centro de formação profissional, bem como para um balizamento na retomada das atividades assim que possível.

De acordo com o diretor do SENAI, deverá haver uma atualização nos equipamentos instalados no Centro de Formação Profissional, de modo a adequar alguns dos cursos para as novas realidades do mercado de trabalho, linkados às novas tecnologias disponíveis.

O encontro também serviu para uma breve apresentação das estratégias do SENAI para os próximos anos, que deverá implementar cursos voltados principalmente para as novas tecnologias da chamada ‘Indústria 4.0’ ou ‘Quarta Revolução Industrial’, expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. O foco da Quarta Revolução Industrial é a melhoria da eficiência e produtividade dos processos.

A Indústria 4.0 facilita a visão e execução de “Fábricas Inteligentes” com as suas estruturas modulares, os sistemas ciber-físicos monitoram os processos físicos, criam uma cópia virtual do mundo físico e tomam decisões descentralizadas. Com a internet das coisas, os sistemas ciber-físicos comunicam e cooperam entre si e com os humanos em tempo real, e através da computação em nuvem, ambos os serviços internos e intra-organizacionais são oferecidos e utilizados pelos participantes da cadeia de valor. Estas novas tecnologias trazem inúmeras oportunidades para a agregação de valor aos clientes e aumento de produtividade de processos, mas sem o enfoque adequado podem desperdiçar grandes investimentos, com poucos resultados.