Na manhã da última terça-feira (9), o prefeito Becão entregou mais um certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), certificação que permite a comercialização de produtos de origem animal. O proprietário do ‘Apiário Lastoria’, Sr. Osmar Lastoria, recebeu das mãos do prefeito municipal o certificado de número ‘017/2022’.

O Sr. Osmar Lastoria e sua família vivem e produzem mel na Fazenda que deu origem à Comunidade Agrária ‘2 de Janeiro’ (Horto). Segundo o proprietário do apiário contou, ele vive no local onde hoje está localizado o assentamento desde o seu nascimento, há 67 anos. O Sr. Osmar foi uma das famílias que foram assentadas pelo Incra, permanecendo, portanto, residindo de forma regular em um dos lotes delimitados pelo Incra após a criação daquela comunidade agrária.

O apicultor contou que trabalha com a produção de mel desde que era criança, e herdou a paixão pelo trabalho do pai, que há mais de 80 iniciou este ofício. Agora, com a certificação do SIM, ele espera poder oferecer ainda mais qualidade aos produtos produzidos pela sua família, podendo comercializar o mel em todos os estabelecimentos comerciais da cidade.

Este é mais um agricultor familiar que está sendo beneficiado com o selo do Serviço de Inspeção Municipal, agregando mais valor ao seu produto e garantindo mais qualidade a todos que consumirem os seus produtos. Parabéns ao Apiário Lastoria por mais esta importante conquista para ele e para a nossa cidade”, destacou o prefeito Becão.

Além do prefeito Becão, estiveram presentes no ato de entrega do certificado o vice-prefeito Diego da Global, o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eduardo Saggiorato, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria do Carmo M. Reschini, a responsável técnica da Associação de Médicos Veterinários e Zootecnistas de Descalvado, Eukira Monzani, e o responsável técnico pelo apiário, Renzo Cirelli, dentre outros.

SOBRE O SIM

Criado pela Lei Municipal nº 3.622/12 e regulamentado pelo Decreto nº 3.962, de 22 de abril de 2012, o Serviço de Inspeção Municipal é subordinado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e visa a regulamentação dentro das normas sanitárias da produção e comercialização de produtos de origens animal e vegetal.

Também de acordo com a Lei que criou o SIM, toda a fiscalização sanitária está a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.