Procedimentos em diferentes especialidades estão contemplados na ação; veja como participar.

A Santa Casa de Descalvado, por intermédio de convênio e parceria com a Prefeitura do município (via Secretaria Municipal de Saúde), desde o mês de junho tem promovido o “mutirão de cirurgias eletivas”, objetivando zerar a fila de espera dos descalvadenses por esse tipo de procedimento considerado de média complexidade.

As cirurgias estão acontecendo na Santa Casa, por intermédio de repasses da Prefeitura de recursos vindos dos Governos Estadual e Federal, com complemento de recursos municipais. O prefeito Becão, com apoio do vice Diego da Global, foi quem autorizou a assinatura do convênio, permitindo que em Descalvado, o mutirão fosse realizado.

Somente de junho até a primeira quinzena de julho, foram realizadas cerca de 41 cirurgias nas áreas de ortopedia, vascular, ginecologia e cirurgia geral, mas esse é um número que irá se ampliar consideravelmente, haja vista que o mutirão contempla 54 tipos de procedimentos, das seguintes especialidades: aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominal, osteomuscular (ortopedia) e ginecológico.

“É preciso esclarecer que os tipos de cirurgia que iremos realizar aqui na nossa Santa Casa são as de média complexidade, aquelas que são passíveis de agendamento como por exemplo catarata, colecistectomia, hernioplastia, adenoidectomia, ortopédicas, entre outras. Para isso coube à Santa Casa o contato e a identificação de médicos especialistas, que inclusive já estão atuando”, explicou o provedor Sidnei Aparecido Pizza.

O QUE FAZER PARA PARTICIPAR DO MUTIRÃO DAS CIRURGIAS ELETIVAS?

Em Descalvado, o paciente que precisa de uma cirurgia eletiva – dentro das especialidades previstas no mutirão -, deve se dirigir à uma unidade de saúde do município (SUS) mais próxima de seu bairro para consulta de avaliação e obtenção do encaminhamento. De posse do encaminhamento é preciso se dirigir até o CEME – Centro Municipal de Especialidades Médicas para o devido agendamento. Se o paciente já possui o encaminhamento, é só procurar o CEME para orientações.

A agenda será disponibilizada pela Santa Casa, mas o agendamento será realizado através do CEME.

“Todas as nossas unidades de saúde, bem como o CEME darão todo o suporte para o munícipe, para que ele seja inserido no mutirão. Ressalte-se que é preciso do encaminhamento e este deve ser do SUS. O que é importante dizer é que, com esse Mutirão, muitos descalvadenses deixarão de se deslocar para outras cidades e farão a cirurgia aqui, sem necessidade de transporte e a comodidade de se estar em casa, contando com o conforto do amparo de seus familiares”, destacou o Secretário de Saúde, Wander Bonelli.

ESPECIALIDADES E TIPOS DE PROCEDIMENTOS

Como dito acima, para ser contemplado no Mutirão das Cirurgias Eletivas, o munícipe deve passar por consulta na rede municipal de saúde e, após avaliação, obter o encaminhamento médico.

De posse do encaminhamento, se dirigir até o CEME para a agendamento da cirurgia e lá, irá receber todas as orientações necessárias.

As especialidades e procedimentos que estão inseridas no Mutirão são:

Bucomaxilo

Cirurgia Geral (hérnias, vasectomia, colecistectomia)

Ginecologia (laqueaduras e outras)

Oftalmologia (cirurgias de catarata)

Vascular (varizes e outras)

Ortopedia (ligamentos, artroscopia, túneo do carpo e outras)

Está em negociação, a oferta de cirurgias na especialidade de otorrinoe, tão logo seja efetivada, a Santa Casa de Descalvado e a Secretaria Municipal de Saúde, divulgarão a agenda.

SERVIÇO:

Santa Casa de Descalvado – Praça Dr. Octavio Gabrielli, 827.  Telefone (19) 3583.1133

Secretaria Municipal de Saúde – Rua José Quirino Ribeiro, 55 – Telefone (19) 3583.9341

CEME – Avenida Presidente Kennedy, 455 – Telefone (19) 3583.5296