Em mais uma etapa do projeto de revitalização do centro antigo da cidade, a Prefeitura de Descalvado, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou mais uma fase de recuperação da Praça da Matriz.  O trabalho engloba uma série de reparos e manutenções, e devem ficar pronto antes das festividades relativas aos 190 anos de Descalvado.

A Praça da Matriz é considerada um marco histórico da cidade, por abrigar, no século XIX, uma pequena capela que posteriormente deu lugar à Igreja Matriz que hoje conhecemos. Também ali iniciou-se a freguesia do ‘Bethlem do Descalvado’, que por força da Lei n.º 72, de 22 de abril de 1865, assinada pelo Imperador e Presidente da Província de São Paulo, Dr. João Crispiniano Soares, tornou-se oficialmente Vila, tendo suas primeiras construções erguidas no entorno de onde hoje está a Igreja Matriz.

Em meados de 2019 (no período pré-pandemia), na primeira fase das obras de recuperação da Praça da Matriz, foram removidos o calçamento de pedras portuguesas de uma grande área da praça, localizada defronte à Rua Bezerra Paes. A remoção do calçamento se deu em razão da impossibilidade de se utilizar produtos químicos para o controle de pragas e ervas, visto que quando construído, o calçamento foi assentado diretamente sobre areia.

Durante a reconstrução de cerca de 600 m² de calçamento, foram utilizados materiais impermeabilizantes, sendo as mesmas pedras retiradas recolocadas com as mesmas características e desenhos originais.

Com o início desta nova fase do projeto, estarão sendo recuperados novos trechos de calçamentos e de muretas dos canteiros centrais, a remoção de árvores que apresentam algum risco de queda em razão da idade ou de algum tipo de fungo ou doença, bem como readequações na entrada de veículos no largo da Igreja Matriz, de forma a regularizar e aumentar as vagas de estacionamento no trecho da Rua José Bonifácio.

Concomitantemente, uma parceria entre as Secretarias de Obras e de Educação e Cultura está permitindo uma sondagem técnica na Praça do Centenário (atrás da Igreja Matriz), espaço onde será feita a abertura do obelisco no dia 7 de setembro. Além da sondagem, a Praça do Centenário também estará recebendo alguns pequenos reparos, de modo a prepara-la para a solenidade em comemoração ao bicentenário de Independência do Brasil.