No primeiro dia útil de 2022, o prefeito Becão e o vice-prefeito Diego da Global (ambos do PL) receberam representantes da imprensa de Descalvado para um balanço do primeiro ano da atual gestão municipal. Além de responder a perguntas sobre as principais ações do primeiro ano de governo, os gestores municipais pontuaram sobre o que já foi cumprido do plano de governo, o andamento de obras importantes para a cidade, além das perspectivas para o ano que se inicia.
Becão teceu uma rápida análise sobre alguns pontos considerados importantes da administração ao longo do seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Descalvado, como por exemplo o enfrentamento à pandemia, a crise hídrica imposta pela estiagem do segundo semestre de 2021, a transparência da administração municipal e os investimentos em obras, saúde, educação e modernização da máquina pública.
O prefeito também ressaltou a importância da participação do Poder Legislativo nas políticas públicas, por meio da conquista de importantes recursos junto das esferas estadual e federal. Becão também ressaltou a participação ativa do vice-prefeito Diego da Global, que tem trabalhado com muito empenho na busca de recursos e soluções para o s problemas enfrentados pelo município.
Questionado sobre as principais obras realizadas ao longo deste primeiro ano do seu novo mandato, Becão e Diego disseram que apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, especialmente no primeiro semestre de 2021, foi possível a realização de ações importantes para a cidade.
Becão iniciou a retrospectiva falando sobre a criação Lei da Anistia, que após ser aprovada pela Câmara de Vereadores, proporcionou aos contribuintes inadimplentes ou que sofreram com os impactos financeiros impostos pela pandemia oportunidade de quitar os seus débitos com descontos de até 100% de multas e juros. De acordo com a Divisão de Tributação da Prefeitura, 1.637 contribuintes aderiram ao programa, comprovando que a ajuda veio em boa hora.
De acordo com a Divisão de Arrecadação, a última vez que uma lei concedeu anistia foi no exercício de 2005, sendo que agora, após os estudos elaborados pelo setor a pedido do Prefeito e do vice Diego Rodrigues da Silva, a Procuradoria Jurídica encontra-se em fase de finalização do texto que deverá ser encaminhado para aprovação da Câmara de Vereadores.
SAÚDE
Não há dúvidas de que os anos de 2020 e 2021 impuseram verdadeiros desafios à administração pública, em todas as suas esferas, mas em especial, às Prefeituras das cidades brasileiras. Em Descalvado essa constatação não foi diferente, mas o trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais da saúde do município recebeu, inclusive, destaque em todo o país, como foi o caso da substituição das seringas enviadas pelo Ministério da Saúde por modelos que evitaram ou reduziram ao mínimo, o desperdício dos imunizantes que fazem o combate à Covid-19.
A experiência descalvadense serviu de exemplo para diversos municípios brasileiros, e no momento mais crítico da campanha de vacinação, onde a busca pela vacina por parte da população era uma absoluta prioridade, Descalvado se destacava e se mantinha entre as 10 cidades paulistas que mais vacinavam. “Esse foi um belo trabalho das nossas equipes de saúde, e que serviu de exemplo para um grande número de cidades aproveitarem ao máximo cada gota da vacina contra a Covid-19”, relembrou Becão.
Paralelamente à campanha de vacinação, a Prefeitura trabalhou incansavelmente nas demais áreas da saúde, adquirindo novos equipamentos, contratando novas equipes e novos médicos, implementando ações preventivas e investindo pesado para readequar as instalações do único hospital da cidade, de forma a atender a grande demanda, com seguindo assim evitar um colapso no sistema público de saúde, tal qual como ocorria em outras cidades da nossa região.
“Esse trabalho também só foi possível graças ao trabalho em conjunto das Secretarias de Saúde, de Finanças e de Administração, que por meio de um trabalho sério e coordenado, se empenharam para organizar todas as finanças públicas com transparência, honestidade e celeridade, inclusive com a realização dos inúmeros processos licitatórios”, explicou o vice-prefeito.
Além disso, a Prefeitura, com o empenho de todos os vereadores, foram em busca de recursos para o enfrentamento da pandemia, e graças a ajuda de deputados estaduais e federais, o município recebeu verbas, equipamentos e novos veículos – inclusive ambulâncias – que proporcionaram a atualização e o incremento de toda a estrutura pública de saúde.
EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Aliás, além das áreas administrativa e da saúde, a ajuda do Poder Público Municipal diante dos impactos sofridos pela pandemia também se estendeu a outras áreas da administração pública, como bem citou o vice-prefeito ao se referir às áreas da Educação – que além de incrementar as atividades remotas para todos os alunos da rede pública municipal, de forma a amenizar os efeitos do distanciamento social e da interrupção das aulas presenciais, também forneceu à todas as famílias os kit´s de alimentação escolar, que além de itens de consumo não perecíveis e de qualidade (como arroz, feijão e macarrão), também ofereceu produtos que foram bastante elogiados por todos os beneficiários, como é o caso das carnes, frutas e legumes -, e do Social, que implementou programas para a captação e distribuição de donativos como cestas básicas doadas por diversas empresas locais, assim como mutirões de arrecadação, que ao longo do ano, supriu em 100% as necessidades das famílias mais vulneráveis do município.
A Secretaria de Educação também concluiu a reforma de algumas de suas unidades, com destaque para a EMEI Profº Mário Franceschin, localizada no Bairro Jardim Belém, que foi totalmente reformada e agora conta com novas e modernas instalações. Também teve início no ano passado, a tão aguardada e necessária reforma de todo o complexo que abriga o Museu Público Municipal, o que permitirá uma melhor conservação do seu acervo e também proporcionará um novo e moderno espaço para o Auditório “Professora Georgina Lefcadito Álvares” [antigo cine Teatro Estação].
Além disso, as Secretarias de Educação e Assistência Social também investiram na aquisição de novos ônibus para a frota que faz o transporte escolar, bem como de veículos que atendem os mais variados programas sociais desenvolvidos no município, como é o caso do Sistema Único de Assistência Social (Rede SUAS).
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Se para os gestores públicos o ano de 2021 foi um ano de desafios e do enfrentamento de grandes batalhas, em Descalvado o desenvolvimento econômico não foi deixado de lado. Becão e Diego relembraram que apesar de todas as medidas restritivas impostas pelos decretos estaduais para ao enfrentamento da pandemia, o trabalho diferenciado da Prefeitura de Descalvado – em parceria com os órgãos de fiscalização e a Polícia Militar -, permitiu que a grande maioria das empesas, indústrias, comércios e prestadores de serviços pudessem funcionar através de normas sanitárias específicas e seguras, amenizando nos menos patamares possíveis os impactos econômicos e financeiros sentidos em quase todas as cidades brasileiras.
“Prova disso é o resultado trazido pelo Caged, que aponta que entre os meses de janeiro a novembro de 2021, a cidade de Descalvado encerrasse o período com um saldo positivo de 534 empregos gerados, o que realmente faz uma grande diferença para um município do nosso porte”, disse o vice-prefeito.
De acordo com os dados do Caged, entre os meses de janeiro e novembro de 2021, Descalvado ficou acima da média das demais cidades do mesmo porte, com destaque para os setores da indústria que abriu neste período um total de 251 novos postos de trabalho, seguido do setor de Serviços (+198), Comércio (+84) e Agropecuário (+43).
Já o prefeito Becão destacou que na área do desenvolvimento econômico, a Prefeitura também contribui com diversas doações de área para expansão ou a vinda de novas empresas, o que certamente se reverte em mais emprego e renda para Descalvado.
“Um exemplo da nossa política de desenvolvimento econômico foi a doação de uma área de doze mil metros quadrados para a empresa Ecovital, que fabrica e distribui insumos para as indústrias cosmética, alimentícia e farmacêutica, e que está sendo instalado no novo distrito industrial do Bosque do Tamanduá e prevê um faturamento mensal de dois milhões e se comprometeu a exercer suas atividades pelo período ininterrupto de 5 anos, gerando neste período cerca de trinta empregos diretos a pessoas residentes em Descalvado, e recolhendo neste mesmo período, impostos e tributos que vão alcançar o valor avaliado da área recebida em doação”, explicou Becão que também complementou a informação dizendo que a conquista só foi possível graças a ajuda de todos os vereadores da Câmara Municipal.
OBRAS
Entusiasmados diante da boa retrospectiva, mesmo diante de um quadro de pandemia, Becão e Diego também aproveitaram para relembrar a realização de algumas obras importantes desenvolvidas em 2021. A retrospectiva nesta área da administração pública começou com o programa ‘Asfalto Novo’, que assim como vem ocorrendo desde 2019 quando foi lançado, por mais um ano recuperou ruas e avenidas da cidade, além de lev ar pavimentação em locais onde antes não existia.
“Conseguimos recapear toda a extensão da Avenida Bom Jesus, que é o principal corredor viário entre as zonas sul e norte de Descalvado. Uma avenida onde trafegam diariamente, carros, ônibus e caminhões pesados, e que há tempos necessitava deste serviço. A avenida ficou um tapete!”, brincou o prefeito Becão ao comentar sobre o recapeamento de quase 20 mil m² de asfalto e que contemplou uma extensão de cerca de 1,5 Km.
Alias, a Avenida Bom Jesus também ganhou no ano passado um novo e importante equipamento: o Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal instalou novo semáforo no cruzamento da Avenida Bom Jesus com a Rua José Bonifácio, na região da Escola Estadual José Ferreira da Silva. A instalação do novo equipamento faz parte das ações que envolvem o plano de mobilidade urbana, e que também está em fase de implantação.
Becão e Diego também relembraram os serviços de recapeamento executados em ruas dos Bairros Recanto dos Ipês 2, Nossa Senhora Aparecida, Santa Terezinha, Jardim Paola, Jardim Albertina, Distrito Industrial do Butiá, Bosque do Tamanduá e em diversas ruas da região central.
Mas não foram apenas as vias públicas da área urbana que receberam a atenção da Prefeitura em 2021. Com quase 750 km de estradas rurais, a equipe de conservação da Secretaria de Obras trabalhou como nunca para manter as condições ideais das estradas que proporcionam o escoamento de toda a produção agropecuária do município, bem como servem de rotas para aqueles que diariamente nelas trafegam para trabalhar ou estudar.
Para ilustrar este extenso trabalho, Becão e Diego relembraram das recuperações de trechos das estradas rurais localizadas na região da Fazenda Batalha, onde houve a recuperação de uma passagem de água na estrada conhecida como ‘Estrada São Salvador’, e da Estrada Municipal DCV-050, na região da Serrinha, onde a Secretaria de Obras executou a recuperação da drenagem e coleta de água as margens daquela importante via rural.
Diego também destacou o início de um programa implementado pela Prefeitura, denominado ‘Engenharia das Águas’, que trata da instalação de galerias de águas pluviais em diversos pontos da cidade de forma a evitar enchentes e acúmulo excessivo de água em áreas consideradas críticas do município, de forma a conduzir e dar a vazão adequada às águas da chuva. O escoamento da água acontece através de tubulações dimensionadas e adequadas, caixas de passagem e bocas de lobo.
Becão também disse que não há como não relembrar da importante doação recebida da empresa Neovia Nutrição e Saúde Animal (Socil), que fez a doação de 2 caminhões basculantes à Prefeitura de Descalvado, avaliados em mais de R$ 1 Milhão. A doação foi fruto da exitosa parceria entre a Prefeitura de Descalvado e a empresa de nutrição animal, que há poucos anos recebeu do município a doação de uma área importante para a ampliação do seu parque industrial.
AGRICULTURA
Becão e Diego aproveitaram para relembrar algumas das ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento ao longo de 2021. Segundo os gestores, a pasta se reorganizou e implementou um cronograma de poda de árvores para atender todos os bairros da cidade, bem como assinou um convenio com a CPFL denominado “Arborização + Segura”, que deverá refletir diretamente na qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica no município.
O prefeito também enalteceu a parceria celebrada com o SEBRAE, que deverá se reverter em assistência técnica gratuita para 15 pequenos produtores locais. Outra conquista que foi formalizada em 2021 e em breve começará a ser implantada é inclusão digital no assentamento Aurora, que em breve contará com acesso à internet por meio de fibra-ótica.
A Secretaria também firmou parceria com o governo estadual, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, do qual permitiu a adesão de Descalvado no programa “AgroSP + Seguro”, e que incluiu a doação de uma caminhonete S-10 zero quilometro para oferecer mais segurança no campo, em uma ação conjunta com a Polícia Militar.
Outro convênio celebrado com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e relembrado pelos gestores foi o que permitiu a inclusão de Descalvado no programa ‘Cozinhalimento’, que fornecerá R$ 60 mil em equipamentos para a instalação de uma nova cozinha junto ao CAIC de modo a possibilitar a implantação de uma cozinha piloto para a promoção do desenvolvimento local por meio de atividades de capacitação para a população de baixa renda, como de panificação, confeitaria e salgados.
ESPORTE E LAZER
Na área do esporte e do lazer, a Prefeitura de Descalvado também investiu pesado em 2021, mesmo com algumas atividades interrompidas por conta da pandemia. Um exemplo desses investimentos foi a implantação da nova academia ao ar livre, localizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI) ‘Dona Pina Sapienza’, no Bairro santa Cruz. A academia foi projetada para a prática de exercícios leves que desenvolvem a mobilidade dos membros inferiores e superiores, além do fortalecimento da musculatura e o aumento do equilíbrio, além da coordenação motora. Os frequentadores do CCI, além dos moradores de um dos mais antigos e importantes bairros da cidade, agora contam com um local adequado para se exercitar e fortalecer o corpo.
Já a população do Bairro Bosque do Tamanduá contará, em breve, com um novo espaço para a prática de atividade físicas. Com o empenho de todo o Poder Legislativo, a Secretaria Estadual de Esportes liberou para o bairro uma nova ‘Areninha’ – espaço que será composta por um campo de futebol society e uma quadra de basquete 3×3, ambos equipados com iluminação de LED e arquibancada. O investimento previsto é de cerca de R$ 415 mil. A Prefeitura de Descalvado já executou a terraplanagem e o acerto do terreno, e em breve a empresa contratada pelo governo estadual deverá dar início à instalação dos equipamentos.
“E em breve, a população do Bairro Morada do Sol também contará com um novo espaço para a prática esportiva. As obras de construção do novo campo de futebol society, localizado na Praça do Serrado, já entraram na fase final de execução, e em breve a população daquele importante bairro da nossa cidade contará com mais este espaço”, disse Becão.
LAÇOS ESTREITOS COM O GOVERNO DO ESTADO
Finalizando a entrevista, o prefeito Becão e o vice-prefeito disseram que muitas das conquistas no ano de 2021 ocorreram graças ao estreitamento da relação entre o Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, algo jamais visto na história recente da cidade. “Graças ao trabalho sério que estamos desenvolvendo, e a ajuda da nossa Câmara Municipal, conseguimos abrir novas portas na Assembleia Legislativas e no Palácio dos Bandeirantes, o que resultou em grandes conquistas para Descalvado”, comentou Becão.
“Posso citar aqui uma infinidade de conquistas, por isso vou elencar aqui algumas das principais e que realmente farão a diferença para a nossa população, a começar pela instalação de uma unidade do Poupatempo aqui em Descalvado, que muito em breve estaremos inaugurando. Também conseguimos o recapeamento da Vicinal Guilherme Scatena [que liga a área urbana até a Usina Ipiranga], à perenização da Vicinal Descalvado-Analândia, à construção de um novo reservatório de água para atender a população da região do bairro Jardim Albertina, que terá capacidade para armazenar 500 mil litros, a doação de um novo caminhão coletor de lixo, à inclusão no programa ‘Cidades Inteligentes’, que por meio de investimentos da ordem de R$ 1 milhão permitirá a implantação de um sistema de iluminação LED em um bairro completo da cidade, à formalização do convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Regional para a construção de um novo prédio que irá abrigar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e que atualmente funciona em imóvel alugado e não oferece condições adequadas de acessibilidade, a assinatura de um convenio de R$ 1 milhão para perfuração de um novo poço profundo e a construção de mais um reservatório com capacidade de 200 metros cúbicos, de forma a reforçar o sistema de abastecimento de água local”, concluiu o prefeito Becão, que ressaltou ainda que em breve esse estreitamento com o governo estadual deverá resultar no anúncio daquela que é considerada uma das obras mais aguardadas pelo população: a conclusão do vicinal que liga Descalvado à Pirassununga, que segundo o ele, “está muito próxima de ser formalizada”.
“Esperamos que todo esse trabalho árduo realizado ao longo de 2021, e que marca o primeiro ano da gestão Becão e Diego, seja refletido positivamente na vida de cada um dos descalvadenses, solucionando ou amenizando antigos problemas e oportunizando mais qualidade de vida à nossa querida população. Obrigado a todos os vereadores da nossa Câmara Municipal, que de braços dados com a gente, estão fazendo a diferença em todas as áreas da administração pública”, concluiu o vice-prefeito.
Ao final, Becão e Diego aproveitaram para desejar um próspero 2022 à toda a população, reafirmando o compromisso da administração municipal com a seriedade e o respeito com que a população espera dos seus gestores.