Obra está sendo viabilizada por meio de convênio com o governo estadual, após um pedido do Prefeito Municipal junto ao vice-governador Rodrigo Garcia, feita em julho do ano passado.
Nesta semana, o setor de projetos, convênios e contratos da Prefeitura de Descalvado recebeu da Secretaria de Desenvolvimento Regional a informação de que o projeto que vai contemplar a cidade com um novo reservatório de águam, com capacidade de 500 mil litros e que será instalado no bairro Jardim Albertina, já está em fase final de análise pela equipe de engenharia do governo estadual.
O novo reservatório de água que reforçará o abastecimento de água nos 6 bairros da região leste de Descalvado (Jardim Albertina, Portal dos Coqueiros, Milênio, São Cristóvão, Vitória e Ricardo César) será construído ao lado de outro já existente, e foi uma conquista da administração Becão e Luiz Carlos Vianna junto ao vice-governador Rodrigo Garcia, com o apoio do ex-vice prefeito Luís Antônio do Pinho. Em julho do ano passado, o prefeito Becão, acompanhado do assessor da Prefeitura Municipal, Mário Zambelli, e do presidente do partido Democratas, Pinho da Cabana, se reuniram com o vice-governador no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, quando foi oficializado o pedido de um reservatório de meio milhão de litros de água para o abastecimento daquela importante região da cidade.
Na oportunidade, Becão explicou ao vice-governador que o novo reservatório duplicará a capacidade atual de armazenamento da região leste da cidade, afastando o risco de desabastecimento de água pelos próximos 10 anos.
Além de vice-governador, Rodrigo Garcia é Secretário de Governo, pasta responsável pela coordenação de projetos de grande impacto, obras e serviços estaduais, e que demandam quase sempre o envolvimento de mais de uma Secretaria e/ou entidade. Especificamente neste caso, onde existe o risco iminente de desabastecimento dos bairros que serão beneficiados com a obra, a articulação entre os diferentes entes setoriais, seja no momento de concepção ou execução dos projetos, é essencial para o sucesso da ação governamental, razão pela qual a reunião com o vice-governador foi determinante para que o projeto fosse finalmente viabilizado.
Tão logo a fase de análise do projeto esteja concluída, o prefeito Becão deverá assinar o convênio junto ao governo estadual, onde após o processo licitatório, a obra deverá ser iniciada.