Com as previsões de chuvas e temporais para este verão e, com a chegada do Carnaval, a Defesa Civil de Descalvado, com apoio da Prefeitura Municipal, colocou faixas de orientações sobre os cuidados que se deve ter nas ocorrências das chuvas de verão, nas proximidades do Ginásio Municipal de Esportes, onde há constante fluxo de pessoas e com vistas à realização do Carnaval da Família 2024.
São três faixas de orientações em casos de inundação, vendaval, raios e correntezas, entregues aos municípios participantes do curso de capacitação realizado no final de janeiro, pela Defesa Civil do Estado “Operação São Paulo Sempre Alerta”.
Em caso de emergência a Defesa Civil de Descalvado pode ser acionada pelo número 199 e ou o Corpo de Bombeiros através do 193.
São três faixas com as seguintes orientações:
*Cabeça D’Água – caso a correnteza aumente, trazendo folhas e galhos, saia do local imediatamente.
*Jamais enfrente a força das águas, não atravesse enxurradas ou áreas alagadas.
*Em caso de tempestade com raios e vendavais, busque abrigo em uma edificação imediatamente.
Dicas de prevenção antes dos vendavais
Os vendavais, que têm sido constantes, são provocados pelo deslocamento violento de massa de ar, com velocidades entre 88 a 102 km/h; normalmente acompanhados de tempestades que podem causar queda de árvores, danos na fiação elétrica, além de danos em casas e prédios.
*Revise a resistência de sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado;
* Mantenha as árvores bem cuidadas e podadas;
*Ao ser noticiado sobre um vendaval, desligue os aparelhos elétricos e o gás e coloque no piso os objetos que possam cair;
*Após anúncio de ventos fortes, não pratique esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf, kitesurf, rapel e rafting.
*Quando dirigindo, caso esteja ventando, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não transmitam segurança.