“Prefeito Becão é informado da necessidade de remoção das árvores para garantir a conservação do prédio histórico da igreja”
Mediante apresentação de laudo técnico da Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e da empresa responsável pela reforma e restauração da Igreja Matriz, o prefeito municipal Becão Reschini tomou ciência da necessidade de remoção de quatro importantes árvores ao em torno da igreja que está comprometendo as estruturas do prédio.
Assinado pelo engenheiro agrônomo da SEAPA, Fábio Bianco Generoso, o laudo avaliou a solicitação da empresa FFZ Engenharia e Topografia, sobre a necessidade de poda em diversas espécies e a supressão de pelo menos quatro árvores ao entorno da igreja que têm comprometido as estruturas do prédio.
As árvores em questão são: dois exemplares de mogno-africano (ao fundo do prédio), um pau-marfim (no canto) e um cedro (lateral norte). Essas são espécies de porte alto, cujas copas derrubam folhas sobre o telhado causando entupimento de calhas e problemas de infiltração. No caso do cedro, além das folhas no telhado, também tem causado problemas estruturais devido ao avanço do sistema radicular.
Após as análises, a conclusão é de que as árvores estão saudáveis e não há riscos de queda e, a poda não resolverá os danos causados às estruturas da igreja, a única solução será a supressão.
Com o laudo pronto, a SEAPA deverá em breve realizar a retirada das quatro árvores que garantirá a conservação do prédio da Matriz, o qual tem grande valor patrimonial e histórico para Descalvado.
A empresa responsável pela reforma e restauração do prédio apresentou todos os argumentos necessários e com imagens apontando os danos já sofridos pela estrutura, com raízes das árvores afetando a fundação e grandes rachaduras na estrutura; além do forro e calhas serem prejudicados pelo excesso de olhas das copas das árvores.
Para compensar o dano ambiental pela retirada das árvores, a SEAPA informa que fará o plantio de 50 novas árvores em local apropriado do município.