“O atendimento aos usuários da unidade contou com a atuação dos estudantes de medicina da Universidade Brasil, dentro do módulo Saúde Coletiva”

Nesta terça-feira, 26 de setembro, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) de Descalvado – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – realizou mais uma ação em parceria com a Vigilância Epidemiológica (Secretaria Municipal de Saúde) na aplicação de testes rápidos de detecção de hepatite B e C, HIV e sífilis. A ação é direcionada aos moradores de rua usuários da unidade social.

A secretária da Assistência Social, Maria do Carmo M. Reschini fez questão de acompanhar a ação que também contou com a atuação dos 12 alunos estagiários (internato) do Curso de Medicina da Universidade Brasil (Campus Fernandópolis – parceria Prefeitura de Descalvado e Universidade) sob a supervisão do médico preceptor (docente-clínico), Dr. José Felipe Otaviano, como parte de aprendizado do módulo de Saúde Coletiva.

A coordenadora do CREAS, Andressa Ferronato informa que a cada seis meses a unidade realiza a ação para a detecção de infecções silenciosas que podem acometer a população de rua, bem como conscientizar sobre as hepatites virais que prejudicam o funcionamento do fígado e, quando não tratadas, podem lesionar consideravelmente este órgão, além de algumas doenças sexualmente transmissíveis: HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e sífilis.

Em alguns intervalos do ano, também são realizados os testes para tuberculose devido a incidência de casos no município, pois os moradores de rua estão expostos de forma direta ao frio, ao calor e à vivência em lugares insalubres.

O usuário que tiver teste positivo para alguma dessas doenças é encaminhado para uma unidade de saúde, para atendimento médico e tratamento, com acompanhamento dos profissionais do CREAS. Casos de urgência e emergência são direcionados ao atendimento do Pronto Socorro.

Nos casos de dependência química, a unidade social faz o encaminhamento para a internação em entidades especializadas em tratamento e recuperação. Atualmente cinco usuários estão nesta condição.

Da relação de usuários cadastrados, atualmente 18 recebem o acolhimento diário na unidade, de segunda à sexta-feira: café da manhã, banho, higienização dos vestuários e almoço.

A faixa etária entre os moradores de rua atendidos na unidade varia de 22 a 65 anos, entre homens e mulheres e, a cada mês o número de acolhidos varia.

“Há uma necessidade de cuidar dos moradores de rua e nesta gestão temos conseguido ampliar o atendimento de profissionais que possam auxiliá-los no esforço de alcançarem uma melhor qualidade de vida”, comenta Maria do Carmo e agradece aos alunos de medicina e ao Dr. José Felipe por estarem se unindo ao trabalho de saúde e às ações sociais e, que mais conquistas venham em prol do município.

Cuidando da população de rua

Andressa explica que o CREAS cuida mesmo da população de rua, através de um acompanhamento da saúde do usuário e quando se percebe alguma alteração e até mesmo incidência de machucados, é feito o agendamento na unidade de saúde com todo suporte e acompanhamento.

A unidade também presta atendimento aos moradores de rua itinerantes (que migram de outras regiões), dando acolhimento, alimentação, orientação e passagem de volta para casa.

O CREAS é um ponto de referência para essa população de rua, que além do acolhimento tem à disposição orientações diversas, sobre moradia, bolsa família e currículo para vaga de emprego.

Os alunos de medicina atuaram em consultas de orientações aos moradores de rua e apoio na realização dos testes rápidos. Segundo Dr. Felipe essa foi uma boa oportunidade para o estágio dos estudantes e um fortalecimento da parceria entre a Prefeitura e Universidade Brasil.

Tércio Albuquerque Junior, um dos estagiários de medicina, agradeceu a recepção da administração municipal e da população descalvadense e à oportunidade de participar deste atendimento no CREAS direcionado à saúde física, saúde mental e valorização pessoal.

Equipe do CREAS

Coordenadora: Andressa Ferronato

Assistente Social: Larissa Augusta dos Santos

Psicóloga: Mariana Pulici

Psicóloga: Madelysa da Cunha Galhardo

Ajudante Geral: Rosilene Cristina Machado

Serviços Gerais: Bernadete Saggiorato Torte

Atendimento: Rua José Rodrigues Penteado, 405 – Centro.

Contato (19) 3583-2561