No último dia 12 de agosto, o prefeito Becão, acompanhado do secretário de saúde Wander Boneli, esteve na Santa Casa de Misericórdia para acompanhar o primeiro dia de consultas oftalmológicas realizadas por meio do novo convenio firmado entre a Prefeitura Municipal – através da Secretaria de Saúde – e o único hospital da cidade. Nesta fase inicial, o convenio estará priorizando as cirurgias de catarata.

O prefeito e o secretário de saúde – acompanhados do vereador Mir Valentim – foram recebidos pela administradora hospitalar, Michele Libero, e pelo vice-provedor, André Kastein, que representou o provedor Sidnei Pizza. O grupo teve uma rápida conversa com o Dr. Daniel Athayde Teixeira Faria, que deu início aos atendimentos, e explicou que a meta é zerar esse tipo de demanda no município que, atualmente é de 64 cirurgias.

“Sabemos o quanto estas cirurgias são fundamentais para os pacientes em função da dificuldade visual que a catarata causa nas pessoas. E precisamos atender a uma fila que está represada em razão da pandemia, além dos pacientes recentes. Atualmente, o número é de 64, mas entendemos que pode ser maior, a partir da disponibilidade das cirurgias serem realizadas aqui no município”, disse o prefeito Becão.

De acordo com a administradora hospitalar, há a perspectiva de avançar com os procedimentos oftalmológicos os quais neste primeiro momento priorizarão cirurgias de catarata e, posteriormente, também serão disponibilizadas consultas ambulatoriais. A informação foi endossada pelo secretário de saúde, ao reforçar que “na especialidade de oftalmologia, a prioridade são as cirurgias de catarata, mas que, dentro em breve, também serão ofertados consultas e procedimentos para outras especialidades”.

Vale ressaltar que o novo convênio celebrado entre a Prefeitura e a Santa Casa de Descalvado prevê o atendimento para as seguintes especialidades:

– 𝐁𝐮𝐜𝐨𝐦𝐚𝐱𝐢𝐥𝐨

– 𝐂𝐢𝐫𝐮𝐫𝐠𝐢𝐚 𝐆𝐞𝐫𝐚𝐥 (𝐡𝐞𝐫𝐧𝐢𝐚𝐬, 𝐯𝐚𝐬𝐞𝐜𝐭𝐨𝐦𝐢𝐚, 𝐜𝐨𝐥𝐞𝐜𝐢𝐬𝐭𝐞𝐜𝐭𝐨𝐦𝐢𝐚)

– 𝐆𝐢𝐧𝐞𝐜𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚 (𝐥𝐚𝐪𝐮𝐞𝐚𝐝𝐮𝐫𝐚𝐬 𝐞 𝐨𝐮𝐭𝐫𝐚𝐬)

– 𝐎𝐟𝐭𝐚𝐥𝐦𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚 (𝐜𝐢𝐫𝐮𝐫𝐠𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐭𝐚𝐫𝐚𝐭𝐚)

– 𝐕𝐚𝐬𝐜𝐮𝐥𝐚𝐫 (𝐯𝐚𝐫𝐢𝐳𝐞𝐬 𝐞 𝐨𝐮𝐭𝐫𝐚𝐬)

– 𝐎𝐫𝐭𝐨𝐩𝐞𝐝𝐢𝐚 (𝐥𝐢𝐠𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬, 𝐚𝐫𝐭𝐫𝐨𝐬𝐜𝐨𝐩𝐢𝐚, 𝐭𝐮𝐧𝐞𝐨 𝐝𝐨 𝐜𝐚𝐫𝐩𝐨 𝐞 𝐨𝐮𝐭𝐫𝐚𝐬)

COMO PARTICIPAR

Em Descalvado, o paciente que precisa de uma cirurgia eletiva – dentro das especialidades previstas no mutirão –, deve se dirigir à unidade de saúde do município (PSF) mais próxima do seu bairro para uma consulta de avaliação e obtenção do encaminhamento.

De posse do encaminhamento é preciso se dirigir até o Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEME) para o devido agendamento. Se o paciente já possui o encaminhamento, basta procurar o Centro de especialidades para receber todas as orientações.

A agenda será disponibilizada pela Santa Casa, mas o agendamento será realizado através do CEME.