Depois de dois anos sem ser realizada, a tradicional Cavalaria Antoniana voltará a acontecer em Descalvado. A 75ª edição será realizada no dia 12 de junho (domingo), e promete matar a saudade dos moradores que sempre acompanharam o desfile de cavaleiros pelas ruas da cidade.
Aproximadamente oitocentos cavaleiros deverão percorrer o trajeto com cerca de 4,3km de distância. A concentração acontecerá na Igreja de Santo Antônio, com saída programada para as 10h pela Avenida Maestro Francisco Todescan. A Missa – com a participação dos cavaleiros e a benção dos pães e do sal – está agendada para as 9h.
Já a chegada (também na Igreja de Santo Antônio) está prevista paras as 12h, onde também haverá a benção especial para cavaleiros, amazonas e os animais.
De acordo com a Comissão Organizadora, houve uma pequena mudança no trajeto deste ano, de forma a oferecer uma melhor acomodação para os participantes da cavalaria, trazendo mais segurança e comodidade aos cavaleiros, amazonas e para os animais, evitando, por exemplo, a passagem por ruas estreitas, com inclinações mais acentuadas e a passagem por esquinas onde existem bocas-de-lobo ou bueiros que podem trazer algum risco ou fadiga para os animais.
Assim, o trajeto definido para esta 75ª Edição seguirá pela Rua Maestro Francisco Todescan, no sentido da rotatória da CPFL, depois pela Avenida Descalvado adentrando pela Avenida Bom Jesus e descendo até a Avenida Guerino Oswaldo. Na sequência, a cavalaria subirá pela Rua Cel. Arthur Whitaker (novamente no sentido a rotatória da CPFL), adentrando novamente na Rua Maestro Francisco Todescan até a Igreja Santo Antônio.
A Comissão Organizadora relembra que durante todo o trajeto fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas e som em charretes ou qualquer outro tipo de equipamento de áudio acoplado.
De acordo com o coordenador da Cavalaria Antoniana, Ciro Nascimento, a expectativa com o retorno da tradicional Cavalaria Antoniana, uma das principais mudanças para esta nova edição é a retomada da organização do evento em conjunto com a equipe de coordenação da paróquia onde a comunidade de Santo Antonio está inserida, e em especial com a participação ativa do pároco José Antônio. “A comunidade está muito feliz com isso, porque o padre está se envolvendo em todas as questões e ajudando nós da comissão organizadora. Todos nós somos voluntários essa participação efetiva do padre e da comunidade de Santo Antônio está sendo muito gratificante e importante para nós”, disse Ciro Nascimento.
Quanto a importância deste retorno de uma das mais tradicionais cavalarias de São Paulo – que inclusive foi inserida no ano de 1994 no calendário oficial de eventos do estado –, Nascimento disse ser ‘suspeito’ para falar sobre o assunto, uma vez que além de ser amante do cavalo, este é um evento que ele sempre participou, vindo de uma tradição dos seus pais e avós, e que agora ele está transmitindo aos seus filhos. “Essa é uma história muito bonita, de 75 anos, e que marca muito a história de Descalvado! A nossa população é muito ativa, participativa. A Cavalaria Antoniana com certeza é um evento cultural, e também faz parte das festividades de Santo Antônio, marcando também a fim da trezena em louvor à ele”, concluiu o novo coordenador da Cavalaria Antoniana, que assim como nas edições anteriores, conta com apoio irrestrito da Prefeitura Municipal de Descalvado.