O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), as unidades do Banco do Povo e do Procon, assim como a Junta de Serviço Militar de Descalvado, passaram a funcionar na nova unidade do Poupatempo do município, instalada na Rua Cel. Arthur Whitaker, nº 137, no centro (antigo Banco Itaú).

Com a mudança, o horário de atendimento presencial será das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira. Os telefones de contato permanecem os mesmos, sendo o 3583.1000 para o PAT, o 3583.1654 para o Banco do Povo e o 3583-2387 para o Procon.

Já a Junta de Serviço Militar vai atender de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O novo telefone de atendimento será o 3583-1413.

Segundo informou a Prefeitura Municipal, o objetivo da transferência é ampliar a capacidade de atendimento com mais acessibilidade, adequação e conforto. A expectativa é de que a demanda aumente de 20% a 30% no novo endereço. 

O acolhimento novo espaço do Poupatempo respeita todas as normas de prevenção à Covid-19. O uso de máscaras, apesar de não ser mais obrigatório, ainda é recomendado pelas autoridades de saúde municipais.

Vale lembrar que desde o mês passado o Detran.SP também já atende no prédio do Poupatempo de Descalvado. Com infraestrutura moderna, o novo posto está integrado à nova unidade do Poupatempo que em breve será inaugurada oficialmente. O Detran.SP conta com horário de atendimento ampliado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados, a unidade estará atendendo das 8h às 12h.

EM BREVE O NOVO POSTO DO SEBRAE

A Prefeitura também informou que nos próximos meses a unidade do Poupatempo de Descalvado também deverá abrigar um posto do ‘Sebrae Aqui”, um canal de atendimento presencial voltado à promoção da competitividade, do desenvolvimento sustentável.

Voltado para quem tem ou pretende ter uma empresa, mas está encontrando dificuldades para encontrar maneiras de viabilizar o seu negócio, o Sebrae-SP – em parceria com a Prefeitura – vai oferecer o ‘Sebrae Aqui’, o projeto de expansão da rede Sebrae-SP, levando ajuda para micro e pequenos empresários de vários municípios do Estado de São Paulo.

No espaço será possível encontrar vários serviços, entre eles:

• Atendimento presencial, realizado por parceiros do Sebrae-SP;
• Orientações sobre abertura e melhoria de empresas (MEI, ME e EPP);
• Serviços do MEI;
• Realização de palestras, oficinas e cursos para quem já tem ou deseja ter uma empresa.

SOBRE O PAT

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) são uma rede de atendimento do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com as Prefeituras, que concentra serviços gratuitos à população, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. Estão presentes em todas as regiões do Estado, inclusive em unidades do Poupatempo.

Os PATs fornecem informações e orientações ao trabalhador e auxilia os empregadores na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos entre quem procura emprego e quem tem uma vaga, dentre outros serviços.

SOBRE O BANCO DO POVO

Programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades.

Com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, o Banco do Povo credita valores para capital de giro e investimento fixo, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.

SOBRE O PROCON

O PROCON atende todos os assuntos que envolvem a relação entre consumidor e fornecedor na compra de produtos ou serviços, dentre os quais estão os de telefonia, TV, internet, agências/pacotes de turismo, despachantes, funerários, mecânicos, imobiliários, problemas com imóveis locados, débitos referentes a energia e água em nome do locatário após a entrega das chaves, entre outros, sendo discutidos da forma de oferta do serviço a eventuais vícios em sua execução e garantias.  

Atende ainda assuntos financeiros e dúvidas referentes a cobranças, baixas de pagamentos e, em alguns casos específicos, trata da negociação de débitos.