O prefeito municipal de Descalvado foi convidado pelo Ministério de Minas e Energia a participar da Reunião Técnica Informativa (RTI) sobre o Relatório Ambiental Simplificado (RAS), no âmbito do processo de licenciamento ambiental da Linha de Transmissão (LT) 500 kV Marimbondo 2 – Campinas C1 CS (processo IBAMA nº 02001.043101/2023-95), empreendimento previsto para ser instalado no município mineiro de Fronteira e nos municípios paulistas de Icém, Altair, Olímpia, Severínia, Cajobi, Paraíso, Pirangi, Vista Alegre do Alto, Monte Alto, Taquaritinga, Santa Ernestina, Dobrada, Motuca, Rincão, Santa Lúcia, Américo Brasiliense, São Carlos, Descalvado, Analândia, Santa Cruz da Conceição, Leme, Corumbataí, Araras, Conchal, Artur Nogueira, Cosmópolis, Holambra, Jaguariúna, Engenheiro Coelho, Paulínia e Campinas.
O IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – é o órgão responsável pelo licenciamento ambiental federal e a Coqueiros Transmissora de Energia.
As Reuniões Técnicas Informativas serão realizadas nos formatos presencial e virtual/remoto e acontecerão nas sedes dos municípios: de forma presencial, no dia 22 de outubro, às 18h, em ARTUR NOGUEIRA e, no dia 23 de outubro, no mesmo horário, em OLÍMPIA.
As reuniões serão transmitidas online, através do canal do Youtube, com acesso via QR Code do convite enviado. O prefeito de Descalvado deverá participar de forma virtual.
A LT 500 kV Marimbondo 2 Campinas faz parte da solução estrutural para possibilitar o escoamento da energia proveniente da usina do rio Teles Pires e reforçar o sistema de 500 kV entre as regiões Sul e Sudeste. Quando concluída, a Linha de Transmissão possibilitará o aumento de aproximadamente 1.500 MW na capacidade de intercâmbio de energia elétrica entre essas regiões.
A linha faz parte do lote B do Leilão de Transmissão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 14 de novembro de 2013, no qual a ATE XXII Transmissora de Energia foi vencedora.
Com tensão de 500 kV, tem extensão aproximada de 380 km, atravessando 33 municípios, com faixa de servidão de 60 metros e 758 torres. Ela começará na subestação Marimbondo II, no município de Fronteira (MG), e se estenderá até a subestação de Campinas (SP).