
“Reunião na sede da ARTESP, em São Paulo, aconteceu na terça-feira, e Agência deverá rediscutir o contrato de obras com Intervias”
O prefeito Becão Reschini solicitou uma reunião na sede da ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), em São Paulo, contando com a presença dos diretores da Agência, para exigir que o projeto de implantação da terceira faixa na Rodovia SP-215 inclua uma rotatória de acesso ao Distrito Industrial “Cosmo Fuzaro”.
A reunião aconteceu na última terça-feira, dia 5. O prefeito Becão foi acompanhado por seu vice-prefeito Diego da Global, pelo diretor de Gabinete, Mário Zambelli e, pelo engenheiro da Secretaria de Obras, Cláudio Fuzaro, os quais foram recepcionados pela equipe do diretor de Operações, o engenheiro civil Santi Ferri, juntamente com o diretor de Investimentos, João Luiz Lopes, o superintendente da Diretoria de Investimentos, Rodrigo Hirata, o especialista em Regulação de Transporte, Marcos Merhy e, pelo assistente parlamentar do deputado estadual Rafa Zimbaldi, Lairson Pozzani.
Há cerca de 15 dias, com o início das obras na rodovia, o prefeito Becão foi procurado por um grupo de empresários com atividades no Distrito Industrial “Cosmo Fuzaro” (Butiá), apresentando a preocupação com o início de tal obra com relação ao acesso da rodovia para a entrada do Distrito, pois as informações são de que as obras atendem apenas à ampliação da terceira faixa, sem menção de um dispositivo de retorno.
Com a questão apresentada pelos empresários, o prefeito reuniu uma equipe com profissionais da Secretaria de Obras e da Procuradoria Geral e compareceu à sede da Intervias, na cidade de Araras (SP), no último dia 21 de agosto, onde houve a confirmação de que o projeto de ampliação da rodovia não previa o dispositivo de retorno.
Essa é uma discussão antiga entre município e concessionária para a implantação de um dispositivo de retorno, no trecho da Rodovia SP-215 com acesso para o Distrito Industrial, mas que o poder público municipal não tem qualquer influência ou poder de decisão.
A equipe de Descalvado apresentou a necessidade de implantação do dispositivo de retorno que é um pedido antigo tanto dos empresários do Distrito Industrial quanto de demais usuários que possuem propriedades naquela região, que inclusive é um dos principais acessos para o Bairro Rural do Butiá.
Nova reunião
A questão já era de ciência da ARTESP que constatou que o projeto não prevê o dispositivo de retorno, ficando acertado uma nova reunião da Agência com a Concessionária Intervias nos próximos dias para uma possível rediscussão de contrato entre o Governo do Estado de São Paulo e Intervias/ARTERIS, pois, o prefeito Becão está acompanhando as obras e exige que seja implantada uma rotatória no trecho em questão.
Segundo informações do Gabinete do prefeito, ainda não se sabe até onde a administração municipal tem o poder de intervir, mas o prefeito irá fazer o que estiver ao seu alcance para que as exigências sejam cumpridas.
“Bem antes de acontecer a concessão da rodovia já haviam inúmeros pedidos para a construção de uma rotatória no acesso ao Distrito Industrial através da SP-215, e depois que a concessionária assumiu a administração da rodovia, os pedidos continuaram sendo feitos pelo poder público municipal”, explanou o prefeito à diretoria da ARTESP. Segundo ele pode haver mais de 40 pedidos já registrados.
*ARTESP – é uma Autarquia Estadual responsável por regular e fiscalizar o Programa de Concessões Rodoviárias, o Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros e outros serviços de transporte público delegados a ela pelo Estado de São Paulo.
*Intervias – é uma empresa privada concessionária das rodovias do Governo do Estado de São Paulo, pertencente à ARTERIS.
*ARTERIS – é uma das maiores companhias do setor de concessão de rodovias do Brasil em quilômetros administrados, com mais de 3.250 km em operação (1,1 mil km em concessões estaduais em São Paulo e 2,1 mil km em concessões federais) – controla as concessionárias estaduais: Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte, além de concessionárias federais.