Em Descalvado, estão usando o antigo telefone 3583 1905 e os nomes reais de servidores do Banco do Brasil de Descalvado para tentar aplicar golpe. Há relatos de estarem usando nomes e telefones associados à Caixa Econômica Federal também.

Os golpistas conversam muito bem e NÃO PEDEM dados pessoais. No entanto, dizem que estão protegendo a conta bancária da vítima, que impediram um golpe de pix (alertando para um suposto criminoso) e orientam a vítima a instalar um aplicativo no celular chamado “QuickSupport”, que seria um antivírus, para pegar um suposto software do tipo “cavalo de Troia”.

AQUI ENTRA O GOLPE.

O app sugerido não é antivírus. Trata-se do “TeamViewer QuickSupport”, um programa de acesso remoto ao celular. Esse programa geralmente é utilizado por técnicos de informática e pessoas que querem comandar seus computadores ou celulares à distância. Os golpistas pedem a instalação desse aplicativo e orientam a vítima a fornecer a senha que o app fornece.

Portanto, vejam: os golpistas NÃO precisam pedir os dados pra aplicar golpe. Nesse tipo de golpe, eles não pedem CPF, nem número de conta, nem senha. O que eles fazem é contar uma bela história para te convencer a instalar um aplicativo no celular ou computador, e isso basta para aplicar o golpe.

Tem alguma dúvida sobre a conversa que está tendo?

Desligue o telefone sem falar mais nada. Depois, ligue para o número do tal banco (obtido no site oficial da instituição bancária) pra saber se o assunto que você tratava é mesmo verdadeiro!

REPASSEM! E cuidem das pessoas de sua família e amigos que não têm muito jeito com o celular.