“Evento reunirá autoridades federais, estaduais, municipais e internacionais de 17 a 21 de outubro”
O Município de Descalvado é convidado a participar da I Conferência de Ciência Tecnologia e Inovação com o tema “Ciências básicas para o Desenvolvimento Sustentável” a ser promovida pela Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação (SMCTI) de São Carlos, de 17 a 21 de outubro. Também foram convidados os municípios de Porto Ferreira e Itirapina.
No último dia 22 de junho, quinta-feira, o diretor de Gabinete Mário Zambelli participou de uma reunião em São Carlos, representando o prefeito Becão Reschini, conduzida pelo secretário Prof. Dr. José Galízia Tundisi, com a presença da secretária Municipal Adjunta de Ciência Tecnologia e Inovação, Vanessa Soriano Barbuto e, da diretora de Departamento de Políticas para Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia, Thamires Basilio, para tratar do planejamento de participação de Descalvado nesta iniciativa.
A proposta da Conferência é de que seja um evento de alcance nacional, por ser São Carlos um importante modelo avançado de cidade em termos de Ciência Tecnologia e Inovação, para debater a pouca percepção que a população tem sobre o papel da Ciência, Inovação e da Tecnologia em sua vida diária.
O evento buscará envolver representantes da sociedade civil, poder público e empresas do setor privado. As cidades convidadas terão um dos módulos da Conferência realizado in loco, em dias a serem escolhidos de 17 a 21 de outubro.
Dentro de 40 dias, Descalvado deverá apontar à organização da Conferência qual dos eixos terá a apresentação/ palestra sediada no município. O prefeito Becão agradece ao convite feito pela equipe de governo do prefeito de São Carlos, Airton Garcia, para que o município integre esta I Conferência e tem grande satisfação em fazer parte deste, que futuramente será um evento de alcance nacional.
A abertura oficial do evento, em outubro, terá a participação de autoridades federais, estaduais, municipais e internacionais e, de 17 a 21 contará com seminários temáticos, mesas redondas e cursos, clubes de ciência e institutos juniores de Ciência Tecnologia e Inovação, a entrega do 7º Prêmio “São Carlos, Ciência, Tecnologia e Inovação” e, lançamento de livros sobre São Carlos, Ciência, Tecnologia e Inovação e o futuro de São Carlos, além de atividades de Arte e Cultura com exposições, atividades culturais paralelas e a busca de integração entre Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia.
Já estão confirmadas a participação e parcerias das secretarias municipais de São Carlos e instituições: Ciência, Tecnologia e inovação (SMCTI), de Desenvolvimento Econômico (SMDE), de Comunicação (SMC), de Trabalho Emprego e Renda (SMTER), de Educação (SME), do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), EMBRAPA Instrumentação, EMBRAPA Pecuária Sudeste, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Instituto de Estudos Avançados da UFSCAR, Instituo da Biodiversidade/ UFSCAR, Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Instituto Federal de Educação e UNICEP.
A palestra a ser designada para Descalvado deverá abranger alunos e professores da educação fundamental, de ensino médio, ensino profissionalizante/ técnico da rede pública e ou particular e sociedade em geral.
Capital da Tecnologia
São Carlos é conhecida internacional e nacionalmente como a “Capital da Tecnologia” – um título que precisa cada vez mais ser consolidado através dos anos com ações afirmativas, de alto nível e compatível com um Município que tem um doutor para cada 100 habitantes, mais de 300 “startups”, com identificação tecnológica, 03 Parques de Incubação Tecnológica, USP, UFSCAR, Instituto Federal, Unicep e, 02 importantes unidades da EMBRAPA.
A população universitária de São Carlos, incluindo professores, técnicos e alunos é de aproximadamente 60 mil pessoas, o que representa um importante contingente educado e qualificado no Município.