Por meio de projeto de lei, o vereador Marcelo Figueiredo (Cidadania) propõe a criação de programa para fornecimento de merenda escolar diferenciada aos estudantes da rede municipal que são clinicamente considerados hiperglicêmicos, hipoglicêmicos e celíacos (pessoas com intolerância permanente ao glúten).
De acordo com o texto, a condição de hiperglicêmico, hipoglicêmico e celíaco deverá ser informada pelo responsável pelo aluno. “A alimentação especial será orientada e supervisionada por médicos e nutricionistas”, afirma.
“A obesidade está em crescimento, principalmente com a padronização de hábitos que estimulam o consumo de frituras, gorduras saturadas, bebidas e alimentos industrializados, entre outros”.
Para ele, uma alimentação adequada evita que a doença se agrave, o que poupa nossas crianças e faz com que o Município gaste menos recursos com o tratamento.
Avaliação de Saúde
Outro projeto de lei de autoria do parlamentar determina que os motoristas de transportes coletivos do Município sejam obrigados a realizarem avaliação com relatório anual sobre as condições de saúde física e mental.
O texto determina ainda a realização de cursos de reciclagem que priorizem a educação para o trânsito, abrangendo a direção defensiva e palestras relacionadas à conduta no transporte de passageiros, principalmente os passageiros preferencias com crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas com necessidades especiais.
Recapeamento
Figueiredo solicita à Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos o recapeamento da Rua Anacleto Pozzi, em especial, próximo ao cruzamento com a Rua José Antônio Lazarini. Caso o recapeamento não seja possível, ele pede a execução de operação tapa-buracos.