“Aumento nos casos de contaminação da doença é reflexo do não cumprimento do esquema vacinal”
O setor da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde de Descalvado tem registrado, desde o fim do último feriado prolongado do Carnaval um aumento na procura por testes rápidos de detecção da Covid-19 e, também um aumento de casos positivos para a doença.
Nos primeiros três dias após o fim do Carnaval foram realizados 110 exames com 36 casos positivos e, no início desta última semana, entre os dias 6 e 7 de fevereiro, mais 12 novos casos foram confirmados positivos.
Os pacientes têm procurado pelas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Socorro para consulta médica, que fazem a notificação para a Vigilância Epidemiológica para o agendamento do teste e, de acordo com o protocolo, os testes são justificados junto ao Ministério da Saúde.
A enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Santana, informa que o correto de se fazer o teste contra a Covid é após três dias ao apresentar os sintomas da doença para não resultar em um teste falso-negativo.
Após o período pandêmico crítico, com todo esquema de vacinação que vem sendo realizado, a procura pelos testes não passava de 50 pacientes por semana. Nas últimas semanas ao verificar o esquema vacinal dos pacientes indicados para o teste a maioria não completou o esquema das doses, o que contribuiu para o aumento da infecção.
Divulgação e Atualização
A partir deste mês de março, o Ministério da Saúde passa a divulgar semanalmente os dados da Covid-19, para otimizar o trabalho das equipes de vigilância dos municípios, estados e ministério, passando de envio diário dos dados para envio semanal.
Os painéis de monitoramento passam para uma atualização semanal, mas a população continua com acesso livre às bases de dados da Covid-19 no openDataSUS, dentro do LocalizaSUS e no portal da pasta. A orientação aos profissionais de saúde continua sendo a notificação dos casos e dos sintomas dos pacientes da forma mais rápida e oportuna possível. (Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023)