“Essa é uma das etapas até a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que trata das mudanças e melhorias no SUS”
A Secretaria Municipal de Saúde de Descalvado e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizaram no último dia 15 de fevereiro a 2ª Plenária da Saúde, na Câmara Legislativa de Descalvado, com o objetivo de promover, esclarecer e avaliar a situação da Saúde da comunidade em todos os aspectos propondo a formulação da Política de Saúde, conforme diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde).
Esta etapa municipal antecede a etapa estadual prevista para maio e, na sequência a realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde, agendada para a primeira semana de julho.
A Conferência Nacional ocorre a cada quatro anos, com o objetivo de estabelecer um diálogo entre a sociedade e o Poder Público com a apresentação das necessidades e as prioridades de cada território brasileiro.
Este ano o tema da Conferência Nacional “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” foi tratado na Plenária Municipal de Descalvado, apresentando para a população os quatro importantes eixos para o financiamento do SUS (Sistema único de Saúde). Tema explanado pelo secretário municipal de Saúde, Wander Bonelli.
Como resultado da Plenária, houve a votação de oito propostas prioritárias, a apresentação dos delegados eleitos e a inscrição para a etapa macrorregional, que acontecerá de forma online, no dia 29 de março,
*O que significa ser um delegado e qual seu papel? – São os representantes da sociedade com direito a votar nas propostas levantadas durante uma conferência e ou plenária. São eleitos nas próprias assembleias.
Um delegado apresenta e discute reivindicações e expectativas do segmento a qual representa; discute a situação da saúde no município abordando os problemas e propondo soluções; delibera sobre as propostas que irão compor as Políticas Públicas de Saúde.