O vice-prefeito de Descalvado, Diego da Global (PL), participou na semana passada do Encontro Federativo que contou com a participação de gestores de todo o país, realizado na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. O evento foi destinado à discussão de demandas municipais voltadas ao aperfeiçoamento do Pacto Federativo e apresentar o encaminhamento da carta-convite, documento que define algumas exigências para que o Brasil se torne membro pleno da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Durante o encontro, o primeiro vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, destacou os desafios dos municípios ao longo dos anos em busca de promover o desenvolvimento econômico local. Sobre a adesão do país à OCDE, destacou que será necessário o empenho dos Entes federados para que o Brasil consiga cumprir os requisitos da OCDE.
Para o vice-prefeito de Descalvado, a participação no Encontro Federativo ‘foi extremamente importante para entender o funcionamento de diversos processos que englobam o aperfeiçoamento do Pacto Federativo, bem como para buscar mais conhecimento de forma a conseguir novos caminhos para a cooperação entre os Entes da Federação e consequentemente para o desenvolvimento econômico do município e toda a região’.
REUNIÃO NO PALÁCIO DO PLANALTO
Cumprindo uma outra agenda de compromissos na Capital Federal, Diego da Global – que também estava acompanhado do Diretor da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Carlinhos Barbalho, e do empresário descalvadense do setor alimentício, Odair Colucci – participou de uma reunião no Palácio do Planalto para um encontro com o Chefe de Gabinete na Secretaria Especial de Assuntos Federativos, Marcelo Felipe Alexandre, e com o Secretário Especial Adjunto, Mauro Benedito de Santana Filho.
Na pauta, Diego protocolou o pedido para adesão do município de Descalvado no programa Escola Federativa, cujo objetivo é disponibilizar treinamento e cursos para os servidores públicos municipais, de forma a qualifica-los para a prestação de serviços com maior eficiência e qualidade.
O vice-prefeito também destacou que o programa também pode trazer outros benefícios aos servidores municipais, ‘uma vez que as obrigações dos mesmos só aumentam e não há nenhuma preparação, e muitas vezes apenas são cobrados os resultados’. “Nosso governo é um dos que mais investe em capacitação e valorização do servidor público”, disse Diego da Global.
Ainda durante o encontro no Palácio do Planalto, o vice-prefeito protocolou outro pedido para a liberação de recursos destinados à infraestrutura, a serem utilizados no Bairro Bosque do Tamanduá, além de novos recursos para a área da saúde e educação, de forma a custear mais serviços de qualidade à população.