Uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) e a empresa Vansil Saúde Animal proporcionou a oferta de um curso de Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, utilizado para pessoas surdas ou com baixa audição.

A Vansil está capacitando o seu setor de R.H., uma vez que possui funcionários com baixa audição e, inclusive, já possuiu colaboradores surdos. A empresa contratou um professor para tal fim. Já a SEEC abriu inscrições e, no momento, 15 (quinze) docentes estão realizando o curso, presencialmente, às quartas-feiras, às 18 h., no prédio da própria empresa.

Inicialmente, está sendo desenvolvido um módulo básico, com trinta e duas (32) horas de duração, certificado pela SEEC, com a possibilidade de, no próximo ano letivo, ocorrer um módulo intermediário e, posteriormente, um módulo avançado, totalizando 110 (cento e dez) horas de formação, que se constituiria, assim sendo, em um Curso de Aperfeiçoamento. Como a procura foi bastante significativa por parte dos docentes, há a possibilidade da abertura de novas turmas no futuro.

A Vansil, bastante comprometida com a contemporaneidade, busca um processo de intensificação da inclusão para as pessoas com necessidades especiais, além de contribuir com a quebra de preconceitos na coletividade. A rede municipal de ensino possui, no momento, duas alunas surdas na Educação Infantil. Estas alunas possuem, além do professor regente de sala, uma intérprete de LIBRAS (contrato de serviço terceirizado) para todo o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

A política pública de inclusão é uma responsabilidade de todos, e a parceria entre a SEEC e a Vansil é mais uma prova de que a união entre o poder público e a iniciativa privada podem trazer grandes resultados para a nossa comunidade.