O vereador Vagner Basto (Republicanos) defende que a Prefeitura desaproprie o imóvel que abrigava o antigo Nosso Clube e que o local seja transformado em um centro de transporte e logística do Município.

Para a adoção da medida, ele defende a aplicação da lei n.º 4.115/2017, que trata do chamado Instituto do Abandono. A lei determina que imóveis urbanos abandonados possam ser desapropriados e utilizados pelo poder público para outros fins.

Conforme o parlamentar, situada na Rua 21 de Abril, a sede do antigo Nosso Clube está completamente abandonada e tomada pelo mato alto. “Além disso, o acúmulo de água e lixo preocupa os moradores em virtude da proliferação do mosquito Aedes aegypti e outros animais”, observa.

Olimpíada Estudantil

Vaguinho solicita que a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (SELT) faça uma estimativa do valor necessário para a realização de uma Olímpiada Estudantil em 2023 a fim de que sejam feitas adequações na peça orçamentária para viabilizar o evento.

Para ele, “as atividades extracurriculares contribuem para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, uma vez que estimulam competências e habilidades pessoais e acadêmicas”.

Este é justamente o caso de uma Olimpíada Estudantil, a partir da qual os estudantes desenvolvem a criatividade, a oralidade, o pensamento crítico, o raciocínio lógico e diversas características que vão lhes ajudar dentro e fora da escola”, frisa.

Vaguinho observa que após dois anos de pandemia, a realização deste tipo de evento pode voltar a ser avaliada e vai de encontro aos anseios da população. “A viabilização de uma Olímpiada Estudantil em 2023 depende de previsão orçamentária; por este motivo é necessário planejar, levantar custos e prever a destinação de recursos na peça orçamentária ainda este ano”, salienta.

Terceira Idade

O parlamentar sugere à SELT a formalização de parceria com o Clube Acalanto para promoção de ações dirigidas à terceira idade. “A terceira idade é uma etapa em que o corpo humano passa a necessitar, muitas vezes, de alguns cuidados especiais”, diz.

Devido aos avanços da medicina e da qualidade de vida, as pessoas estão chegando à terceira idade cada vez mais fortes, ativas e saudáveis. Há anos, o Clube Acalanto trabalha para promover a amizade e a convivência entre os idosos, a partir de eventos, viagens, reuniões, e prática de exercícios físicos, dentre inúmeras outras atividades”, completa.