
O vereador Vagner Basto (Republicanos) indica à Secretario de Saúde que promova mutirão da saúde contemplando um bairro da cidade a cada mês, com atendimento médico geral, exames e especialidades como dentista, psicólogo e terapeutas.
Segundo ele, “grande parte das pessoas deixam de realizar exames e consultas médicas em virtude da falta de tempo, uma vez que o atendimento das unidades de saúde é realizado apenas no horário comercial”.
Por isso, prossegue, “muitos pacientes recorrem ao Pronto Atendimento quando suas doenças já estão avançadas e o casos agravados; daí a necessidade de investimentos na saúde preventiva”.
Vagas de Emprego
Vaguinho defende a intensificação da divulgação das vagas existentes no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) para facilitar o recrutamento por parte das empresas e a recolocação no mercado de trabalho de pessoas desempregadas.
O PAT, explica, faz a intermediação de mão-de-obra, cadastro de candidatos procurando emprego; captação de vagas junto às empresas; encaminhamento dos candidatos aos processos de seleção; requerimento do Seguro-Desemprego; emissão de Carteira de Trabalho e orientação trabalhista.
“Quando o candidato procura o PAT, ele passa a integrar o banco de dados, onde todas as informações pessoais e curriculares estarão disponíveis. Todas essas informações ficam disponíveis também às empresas, que podem solicitar o contato com o candidato”, pontua.
“Todavia, essas vagas precisam ser amplamente divulgadas, de modo que as pessoas que estão à procura de emprego tenham acesso mais facilmente a elas. As vagas são listadas no site da Prefeitura, mas há outros meios, como as redes sociais que podem apresentar amplo alcance”, afirma.
Ações Culturais
Vaguinho sugere à Secretaria Municipal de Educação e Cultura a realização de ações culturais e musicais no período de recesso escolar. “Em nossa cidade, são escassas as atividades culturais e artísticas para o entretenimento da população”, observa.
Para ele, “cursos, filmes, exposições, teatro, apresentações musicais são exemplos de ações que poderiam ser realizadas nas férias e, certamente, teriam a adesão do público”.